Destaques da Home | 19 de fevereiro de 2020 16:17

Busto do desembargador Jorge Loretti será inaugurado em Niterói

Foto: arquivo

O busto em homenagem ao jurista, acadêmico e desembargador Jorge Fernando Loretti será inaugurado às 10h desta quinta-feira (5) na praça César Tinoco, no Ingá, bairro da Zona Sul de Niterói.

A homenagem é promovida pela Prefeitura de Niterói, município em que Loretti vivia. Jorge Fernando Loretti nasceu em 25 de agosto de 1924, na cidade do Rio. Sua morte aconteceu em 13 de maio de 2016, aos 91 anos.

Leia também: AMAERJ-Teresópolis é reativada com posse de juízes da Região Serrana
Sorteio para os Jogos da Magistratura inscreve até esta quinta (20)
Mulheres na canoagem abrem campanha para competir no Havaí

A dedicação de Loretti à vida pública começou em 1958, quando assumiu a Secretaria do Interior e Justiça do antigo Estado do Rio de Janeiro. No ano seguinte, ocupou a Secretaria de Administração-Geral. Mais tarde, o Gabinete Civil do governo estadual. Na década de 90 do século passado, voltou ao secretariado estadual, na pasta da Justiça.

Em 1979, na vaga do quinto constitucional reservada aos advogados, Loretti ingressou como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), do qual foi presidente no biênio 1991-1992.

Entre as funções que exerceu ao longo de sua extensa trajetória profissional constam, também, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) de 1989 a 1991, e da AMAERJ, no biênio 1994-1995.
No antigo Estado do Rio de Janeiro, foi também presidente da União Fluminense de Estudantes, professor e diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Literato, Jorge Fernando Loretti integrou a Academia Niteroiense de Letras, da qual foi presidente. Ele graduou-se em 1947 pela antiga Faculdade de Direito de Niterói.