AMAERJ | 12 de abril de 2024 14:33

Autoridades do Brasil e do exterior estarão em encontro de programa da ONU no TJ-RJ

Autoridades nacionais e internacionais participarão do Fórum sobre Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social, realizado por programa da Organização das Nações Unidas (ONU) de segunda (15) a terça-feira (16). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, estará na abertura do encontro, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Também participarão da abertura, no dia 15, às 9h, os ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF e do CNJ) e Benedito Gonçalves (STJ); os desembargadores Ricardo Cardozo (presidente do TJ-RJ), Henrique Figueira (presidente do TRE-RJ), Guilherme Calmon (presidente do TRF-2), Marco Aurélio Bezerra de Melo (diretor-geral da EMERJ) e Cristina Gaulia (coordenadora da Justiça Itinerante); o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes.

As autoridades internacionais presentes à abertura serão Edmundo Oliveira (coordenador-geral do COPLAD); Douglas Durán Chavarría (presidente de honra do Fórum, diretor do ILANUD e chanceler do COPLAD); Alejo García Basalo (vice-presidente e representante da Fundação Internacional Penal e Penitenciária – FIPP); Yukio Takasu (chefe do Sistema de Segurança Humana da ONU e secretário-geral adjunto da ONU para Segurança Humana); e Jean Michel Arrighi (secretário de Assuntos Jurídicos da Organização dos Estados Americanos – OEA).

O encontro será promovido pelo Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD), programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o TJ-RJ, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Governo do Estado e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM).

O tema do evento é “Remodelar o mundo à luz de compreensivas abordagens no contexto da otimização da segurança, do desenvolvimento humano e da coesão social para melhor vida associativa”. Haverá tradução simultânea de inglês-português e transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se aqui.

As sessões plenárias contarão com as presenças do ministro Rogério Schietti (STJ); desembargadores Claudio Dell’Orto, Cristina Gaulia, Maria Angélica Guerra Guedes e Monica Di Piero; e os juízes Daniela Bandeira de Freitas, Eric Scapim e Aryanna Natasha Porto de Godoi.

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, estará na sessão de encerramento. Confira abaixo a programação completa:

Leia também: AMAERJ celebrará os aniversariantes do quadrimestre em maio
Em colóquio internacional, presidente da AMAERJ ressalta importância do Direito Ambiental e ministro elogia juízes do Rio
Magistrados aposentados têm reserva de vagas na capacitação em facilitadores restaurativos