Notícias | 03 de maio de 2019 14:31

Mediação em conflitos escolares é debatida por autoridades no TJ-RJ

Representantes do governo com Vanessa Cavalieri e Gabriela Lusquiños | Foto: Felipe Cavalcanti/ TJ-RJ

A juíza Vanessa Cavalieri (Vara da Infância e da Juventude) recebeu, no Tribunal do Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), representantes do Ministério Público e do governo do Estado nesta quinta-feira (2). A evasão escolar e a utilização da mediação para solucionar conflitos estavam entre as pautas do encontro, que debateu a segurança de profissionais e estudantes da rede pública de ensino.

Participaram da reunião a promotora Gabriela Lusquiños, do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), o secretário de estadual de Educação, Pedro Fernandes, e representantes do projeto Cuidar (do governo do Estado).

Leia também: Reunião no TJ-RJ sugere ações para pacto por crianças e adolescentes
TJ inaugura primeiro Cejusc para Vara da Infância, Juventude e Idoso
Juíza determina reintegração de posse na Câmara de Mesquita

“A mediação é uma forma de tratar o conflito de forma positiva, conseguindo cuidar de todas as pessoas que estão envolvidas nesse contexto, além de enxergar o que está por trás dessa situação de confronto que aparece na escola. Achamos que a mediação vai criar uma nova cultura de aprendizagem para esse jovem, mostrando a ele que é possível resolver os problemas com diálogo”, disse Vanessa Cavalieri.

O coordenador do Cuidar, professor Charles Rocha, acredita que essa medida terá grande impacto no ambiente escolar. “Quanto mais evasão acontece, maior o número de atos infracionais cometidos por jovens. Trabalhar essa questão da mediação é muito importante para reter o aluno na escola”, afirmou ele e .

Fonte: TJ-RJ