Destaques da Home | 26 de janeiro de 2023 13:35

Aposentados e pensionistas poderão fazer prova de vida presencial ou online

Aplicativo Gov.br | Divulgação

O recadastramento de magistrados e servidores aposentados e pensionistas referente a 2023 começará na quarta-feira (1º de fevereiro). A prova de vida poderá ser feita presencialmente ou pelo telefone celular, por meio de reconhecimento facial.

Pelo segundo ano consecutivo, é permitido fazer o cadastramento de forma virtual. A medida, que evita deslocamentos para atendimento presencial, foi implantada após requerimento da AMAERJ em 2021.

O prazo para realizar a prova de vida vai até 30 de novembro, conforme o cronograma abaixo:

Recadastramento virtual

Para fazer a prova de vida sem sair de casa, é necessário acessar o aplicativo Gov.br. Basta fazer o download gratuito do aplicativo no telefone celular e seguir os passos indicados.

A validação biométrica será possível para quem tiver Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados ficarão totalmente protegidos durante todo o processo. A tecnologia do aplicativo consiste em comparar a foto tirada com a do banco de dados da CNH ou do cadastro do título de eleitor, realizando, assim, o reconhecimento facial. Não há acesso a outras informações do cidadão.

Recadastramento presencial

A prova de vida presencial pode ser feita em qualquer agência ou posto de atendimento do Bradesco; nas Diretorias do Fórum, na Central de Atendimento de Pessoal (Ceape) ou, em se tratando de magistrado ou pensionista de magistrado, no Departamento de Pessoal da Magistratura (Demag); e em Consulado brasileiro local, caso resida no exterior.

No Bradesco, é necessário apresentar os seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante original de residência emitido há no máximo seis meses e carteira de identidade com data de emissão igual ou inferior a 15 anos ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também: Tribunal de Justiça abre inscrições no plantão do Carnaval
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 18 anos do 39º Concurso
TJ implantará Câmaras de Direito Público e Privado no dia 3