O seminário “Cidades em Debate”, promovido pela AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), reuniu especialistas de entidades e representantes do Poder Judiciário no auditório da Associação, no Centro do Rio. Eles abordaram “Urbanismo e segurança pública – gestão de território como ferramenta de combate ao crime”. O juiz do Distrito Federal Paulo Carmona participou do encontro.
Também participaram da conferência Paulo José Leite Farias, promotor de Justiça do Distrito Federal, e Marcus Leal, coordenador do Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente) do MP do Rio. Representantes da Câmara Metropolitana do Rio, do WRI Brasil, do Instituto Igarapé e da Multiplan palestraram no evento.
Leia também: Delação combate lavagem de dinheiro, argumentam procuradores e ex-doleiros
Renata Gil e Marcelo Bretas participam de conferência sobre corrupção em Angola
Claudio de Mello Tavares é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
No painel da manhã, foram debatidas a “Definição das zonas de interesse metropolitano de coesão socioterritorial”, “Expansão urbana desordenada e seus efeitos no fortalecimento de organizações paraestatais” e “Os desafios para geração de empregos na região metropolitana”. Também foi apresentada “A experiência colombiana de urbanismo social”.
O encontro à tarde foi pautado pelos temas “A agenda 2030 da ONU e o planejamento no combate à violência urbana”, “O poder de transformação do Urbanismo Tático”, “Projetando Ciência Cidadã na Cidade” e “O novo modelo de metrópole proposto pelo plano metropolitano”.
Na sexta-feira (7), foi abordado o tema “Saúde e saneamento básico – impactos da falta de saneamento na saúde pública”.