sexta, 24 de setembro de 2021

AMAERJ | 10 de dezembro de 2018 12:30

Renata Gil e Bretas participam em Angola de evento sobre combate à corrupção

Marcelo Bretas e Renata Gil em palestra em Angola | Foto: Divulgação

A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil, está em Luanda para participar do evento “Corrupção – um Combate de Todos para Todos”, promovido pela Procuradoria-Geral da República de Angola. Nesta segunda-feira (10), a magistrada participou da conferência internacional “Corrupção”, com o juiz federal Marcelo Bretas (7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro), responsável pelos processos da Operação Lava-Jato no Estado do Rio.

Renata Gil fechou o painel “Cooperação Jurídica Internacional – Aspectos Práticos”, moderado pela subprocuradora-geral da República de Angola, Eduarda Rodrigues. Bretas proferiu a palestra anterior, sobre “Recuperação de Ativos – Aspectos Práticos”. Promotor de Justiça em Mato Grosso, Renne do Ó Sousa, em sua apresentação, abordou o tema “O Controle Preventivo como Fator Dissuasor da Corrupção”. Nesta segunda, também foi feita uma homenagem ao político Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, morto em 2013.

Leia também: Claudio de Mello Tavares é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Alexandre Chini é nomeado para a Escola Nacional da Magistratura
Magistrados e personalidades recebem Colar do Mérito Judiciário

O encontro, que ocorre de 6 a 12 deste mês no auditório do Palácio da Justiça, na capital angolana, tem a participação dos procuradores da República Eduardo El Hage (responsável pela força-tarefa da Lava-Jato no Rio), Carlos Aguiar e Leonardo Cuña de Souza. Eles serão palestrantes no “Seminário de Capacitação no combate aos crimes de corrupção e branqueamento de capitais”, na terça e quarta-feiras (11 e 12). O evento foi criado em celebração ao Dia Internacional contra a Corrupção, neste domingo (9).