AMB | 21 de janeiro de 2019 14:44

AMB apoia campanha de saúde mental ‘Janeiro Branco’

Em todo o Brasil, o mês de janeiro é dedicado à promoção e conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional das pessoas. Há seis anos, foi criada a campanha “Janeiro Branco”, que busca sensibilizar a população para a temática, por meio de projetos e ações nas mídias ou implementados em organizações públicas e privadas. Apoiadora do movimento, a AMB chama a atenção para a importância do bem-estar dos magistrados e do trabalho preventivo ao adoecimento.

As atividades propostas pela Associação vão ao encontro do disposto pela Resolução CNJ 207/2015, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

Alertas como o número crescente de juízes e desembargadores que sofrem de depressão, estresse, crises de pânico e ansiedade, entre outras condições correlatas, mostram que a saúde emocional dos associados também necessita de dedicação.

Leia também: Em março, seminário do CNJ discutirá a saúde dos magistrados
Comissão discute resultados da pesquisa ‘Quem somos. A magistratura que queremos’
Prêmio de Literatura da AMB inscreve até o dia 31

Desta forma, a entidade organiza ações como a parceria com o Instituto Augusto Cury, para a disponibilização gratuita do programa de prevenção ao suicídio e transtornos emocionais “Você é insubstituível”. Criado pelo escritor e psiquiatra Augusto Cury, autor da Teoria da Inteligência Multifocal, o projeto gratuito tem por objetivo ajudar àqueles que mais precisam de suporte em momentos delicados de suas vidas.

Os interessados podem acessar o site www.voceeinsubstituivel.com.br e ter acesso ao conteúdo. Ao se inscrever, a pessoa conta com o acompanhamento do escritor, que envia durante 30 dias materiais e ações específicas para prevenção de transtornos emocionais e pensamentos suicidas.

A iniciativa surgiu após a Associação ter realizado, com o apoio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o curso presencial de Gestão da Emoção para Magistrados, ministrado pelo escritor em novembro do ano passado, em Ribeirão Preto (SP). Na oportunidade, foram treinados mais de cem magistrados e servidores do Judiciário nacional para aplicar em seus fóruns as técnicas transmitidas no treinamento.

“O objetivo é a formação de quadros nos tribunais com familiaridade e preparo para lidar com o tema. É papel da Associação cuidar dos filiados, desses problemas psicológicos advindos do mundo moderno”, disse o presidente Jayme de Oliveira.

Comitê

A AMB participa do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, criado pelo CNJ e coordenado pelo conselheiro Valtércio de Oliveira. A vice-presidente Administrativo da entidade, Maria Isabel da Silva, integra o grupo. A intenção é zelar pelas condições de saúde dos membros do Judiciário, definindo princípios, diretrizes e estratégias para programas, projetos e ações institucionais voltados à promoção e à preservação da saúde física e mental dos servidores e magistrados.

De acordo com levantamento divulgado no ano passado pelo Conselho sobre a saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário nacional, os transtornos mentais e comportamentais são a quarta principal razão do absenteísmo registrado na carreira, com 11,1% dos casos (precedidos apenas por ausências para realizar consultas ou exames; doenças do sistema osteomuscular; e do aparelho respiratório).

A pesquisa mostra ainda que a Justiça Estadual foi o ramo com maior percentual desse tipo de problema, com 13% do total. O objetivo do estudo é uma melhor visualização das potenciais áreas de atuação dos programas e ações voltados à promoção da saúde física e mental dos servidores e magistrados.

Fonte: AMB