A AMAERJ e o IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros) assinaram termo de cooperação institucional nesta quarta-feira (21). A Associação foi representada por Ricardo Alberto Pereira, 2º vice-presidente, que assinou o documento com 1º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes. “Magistrados não trabalham sem a presença do advogado e vice-versa. Esta cooperação é para unir esforços em prol de uma Justiça melhor, democrática e eficiente”, afirmou Pereira.
A assinatura do documento foi realizada na sede do IAB, no Centro do Rio, durante a 54ª Sessão Solene da entidade. O termo de cooperação assinado entre IAB e AMAERJ tem foco técnico e acadêmico, para produção e divulgação de conhecimentos jurídicos.
Convidado a discursar, Pereira lembrou o “momento de atribulação atual”.
“A magistratura é alvo de um ataque sem precedentes com o Projeto de Lei contra o Abuso de Autoridade, e nós, da AMAERJ, temos nítida consciência de que o juiz não julga para si, e sim para a sociedade. O operador do Direito é o juiz, o advogado, o promotor, o defensor”. E questionou: “sem uma magistratura fortalecida, como garantia do jurisdicionado, como é que o magistrado vai atender à demanda que o advogado nos traz?”
O 1º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes, lembrou que o convênio é uma forma de aproximar instituições com interesses comuns. “Juízes e advogados são irmanados no mesmo desejo, de fazer a segurança jurídica e estabilidade social. As instituições estando próximas podem, em conjunto, fazer mais que um mero somatório. Fazer um processo de multiplicação. Nossa responsabilidade diante do jurisdicionado é extremamente importante”, afirmou ele.
Além dos vice-presidentes, participaram da mesa de cerimônia o secretário-geral do IAB, Carlos Eduardo Machado, e diretora adjunta Kátia Tavares.
Leia também: ‘Jornal Nacional’ destaca ato público contra PL do Abuso de Autoridade
Debate em Paraty expõe histórias de violência doméstica