Brasil | 15 de março de 2018 13:04

43º Fonaje será em junho no Amapá

Foto: AMB

A cidade de Macapá (AP) vai sediar a 43ª edição do Fonaje (Fórum Nacional de Juizados Especiais), de 13 a 16 de junho. Integrante da diretoria do Fórum, o juiz Alexandre Chini (diretor de Acompanhamento Legislativo da AMAERJ) participou da reunião preparatória que definiu a organização do evento, nesta quarta-feira (14), na sede da AMB, em Brasília.

O próximo Fonaje terá como tema principal “O fortalecimento do Sistema e a reconstrução dos juizados criminais”. O Fórum terá novidades, como a criação do Prêmio Fonaje de Boas Práticas, que reunirá projetos de sucesso dentro da temática do evento. O edital será divulgado em breve.

Leia também: Juíza ordena que Estado do Rio aplique educação 25% das receitas
Renata Gil discute o projeto do novo CPP com o relator na Câmara
Fórum Mundial da Água começa no domingo, em Brasília

Também haverá minisseminários com matérias cível, criminal e de fazenda pública para debates mais direcionados. O presidente do Fonaje, Erick Linhares, afirmou que a integração será um dos focos do Fórum.

“Devemos cuidar da criminalidade de pequena monta do dia a dia com informalidade, mas com rapidez e eficácia. Assim, a polícia poderá se dedicar à investigação e à repressão da criminalidade mais violenta. Para isso, teremos que retomar temas como lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência pelas Polícias Militar e Rodoviária Federal, dispensa de laudos e escolha de penas eficazes.”

Os desembargadores do Rio Joaquim Domingos de Almeida (7ª Câmara Criminal) e Cristina Gaulia (5ª Câmara Cível) também integram a diretoria do Fonaje.

Criado em 1997, o FONAJE reúne magistrados nacionais com a finalidade de padronizar e melhorar os Juizados Especiais. No evento, são editados enunciados, pedidos de providência, recomendações, sugestões, notas técnicas, e formados grupos de trabalho para atuação em frentes específicas.

Fonte: AMB