Promovido pela AMAERJ e pela Seção de Instrução Especializada do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar), o 3º Treinamento Operacional para Magistrados terminou nesta sexta-feira (31). O curso reuniu 20 magistrados de comarcas fluminenses desde esta quinta (30).
O curso teve por objetivo instruir os juízes sobre seguranças preventiva e de sobrevivência. Foi o sexto curso de segurança promovido pela atual gestão da AMAERJ, iniciada em 2016.
Leia também: Reforma da Previdência recebe 277 emendas na Comissão Especial
AMAERJ participa de Encontro Latino-Americano de Resolução de Conflitos
Degase usa pontos para liberar menor de abrigo superlotado
“O curso de segurança é de fundamental importância para o juiz. Primeiramente, porque ele acaba aprendendo técnicas de defesa, e o curso é voltado a isso também: defesa no lar, no trânsito, em situações de tiroteio e defesa pessoal. E, mais do que isso, há um simulado com incursão em comunidade onde há troca de tiros entre supostos policiais e traficantes. Com isso, o magistrado consegue se colocar no lugar do policial. Isso é importante na hora de avaliar a prova, se colocar no lugar do policial”, disse o juiz Felipe Gonçalves, segundo secretário da AMAERJ.
Coordenador do curso, o juiz Richard Robert Fairclough (diretor de Defesa de Prerrogativas e Direitos dos Magistrados da AMAERJ) destacou a importância do treinamento.
“Foram dois dias produtivos junto aos colegas. A importância destes cursos é passar aos magistrados procedimentos de segurança preventiva, buscando evitar ou amenizar situações de risco para si e sua família. Também nos dá uma visão de como operam as forças de segurança e as dificuldades que enfrentam nas operações, experiência valorosa para quem julga. Por fim, é maravilhoso o tempo com os colegas, as experiências vividas juntos, o que só fortalece nossa amizade e união”, afirmou Fairclough.