Em 2 de abril celebrou-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data marcou o início da Semana de Conscientização do Autismo, que se encerrará neste domingo (7), com a Marcha Pelo Autismo. Com apoio da AMAERJ, a caminhada acontecerá a partir das 9h, entre os Postos 12 e 10 da Praia do Leblon. A AMAERJ incentiva a participação dos magistrados.
A juíza Keyla Blank de Cnop, titular do 16º Juizado Especial Cível e membro da Turma Recursal, é uma das mães à frente da caminhada. Em 2006, Artur, hoje com 14 anos, foi diagnosticado com autismo. Desde então, o menino tem acompanhamento de uma equipe de profissionais que contribuem com seu desenvolvimento.
Leia também: Associação apoia campanha de conscientização do autismo
Confira os dez sorteados para curso em Palermo, na Itália
‘Conversa com os Magistrados’ sobre a Previdência abre o Podcast
Pais de crianças autistas têm atuado para conscientizar a população sobre o distúrbio neurológico, que atinge um em cada 68 pessoas, majoritariamente os meninos. Na cidade do Rio e no Estado do Rio, existem leis especiais que garantem o acesso de vítimas do autismo à saúde, educação e ações de inclusão.
Os símbolos das campanhas de conscientização do autismo são o laço azul e o quebra-cabeças.
Este ano também acontecerá o 1° Encontro Internacional de Associações, Familiares e Cuidadores de Autistas, de 27 a 29 de junho, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca (Avenida Lúcio Costa 2630). Participe!