Cerca de 45 líderes comunitários participaram, nesta segunda-feira (22), do programa da AMAERJ “Juristur – Conhecendo o Judiciário”. O grupo, do projeto do TJ-RJ “Justiça Cidadã”, foi recebido pela diretoria da Associação. A presidente Renata Gil destacou a importância do trabalho de acesso à informação realizada pelos líderes.
Leia também: AMAERJ assina convênio com bar e restaurante Riba
Renata Gil participa da escolha dos vencedores do Prêmio Innovare 2018
AMAERJ sorteia pacotes para curso da AMB em São Paulo
Para Renata Gil, é essencial que a sociedade se aproxime cada vez mais do Judiciário. Ela defendeu queo os cariocas façam visitas regulares às sedes do TJ-RJ e do Legislativo.
A presidente convidou os participantes do “Justiça Cidadã” a participar da cerimônia do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, em 12 de novembro. Ela destacou que a premiação é uma iniciativa que garante visibilidade a práticas humanísticas essenciais à sociedade e aos autores de trabalhos sobre direitos humanos.
Coordenador do Juristur, o juiz Joel Pereira dos Santos apresentou o Judiciário fluminense, falou sobre a estrutura da magistratura e contou histórias da carreira.
Além de Renata Gil e Pereira dos Santos, participaram do encontro os juízes Ricardo Alberto Pereira (2º vice-presidente), Eunice Haddad (secretária-geral), Luiz Alfredo Carvalho Junior (1º tesoureiro), João Felipe Mourão (2º tesoureiro) e Rodrigo Moreira Alves (membro efetivo do Conselho).
O Juristur promove a integração entre o Judiciário do Rio de Janeiro e a sociedade. O “Justiça Cidadã” capacita agentes multiplicadores de informações básicas sobre Direito, Justiça, cidadania e o emprego de métodos alternativos para solução de conflitos, que não demandem intervenção judicial.