AMAERJ | 23 de outubro de 2018 15:03

Renata Gil participa da escolha dos vencedores do Innovare 2018

Renata Gil Prêmio Innovare vencedores

Comissão Julgadora analisou os trabalhos inscritos | Foto: Divulgação

Membro do Conselho Superior do Prêmio Innovare, a AMB foi representada pela presidente interina da Associação e presidente da AMAERJ, Renata Gil, na escolha dos vencedores, nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro. Também participaram do encontro ministros, desembargadores, juízes, promotores, defensores e advogados.

Leia também: AMAERJ sorteia pacotes para curso da AMB em São Paulo
Sistema prisional brasileiro é tema de curso no Rio
Ministros, juízas e professores tratam de pesquisa da AMB sobre a magistratura

Os vencedores do 15º Innovare serão revelados na cerimônia de premiação, em dezembro, no STF (Brasília). Um sistema eletrônico de votação garantiu o sigilo dos resultados. Cada um dos 31 jurados recebeu um pager de votação eletrônica, onde fez sua escolha. Os votos são computados pela coordenação do Innovare.

“O prêmio é uma iniciativa que garante ações originais em busca da melhoria do sistema de Justiça e do próprio exercício da cidadania. É um certificado de boas práticas que fomenta o bem na sociedade”, afirmou Renata Gil.

Houve 654 práticas inscritas nas categorias Tribunal (89), Juiz (71), Ministério Público (143), Defensoria Pública (34), Advocacia (88) e Justiça e Cidadania (229). São Paulo foi o Estado campeão de trabalhos inscritos (73), seguido por Rio de Janeiro (56), Minas Gerais (46), Maranhão (44) e Distrito Federal (37). Todas as práticas concorrem ao destaque do ano com o tema “Combate à corrupção”.

Judiciário do Rio já venceu seis vezes

2004 – TJ-RJ/Cristina Gaulia – Comissão de Acompanhamento de Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ)
2007 – Murilo Kieling – “O Juizado Especial Criminal como Garantia de Segurança para o Cidadão-Consumidor-Torcedor”
2008 – TJ-RJ – Projeto que garantia ajuda de custo a peritos que atuam em processos em que há gratuidade de justiça
2011 – Marilene Melo Alves – “Programa de Mediação em Comunidades Atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadoras – Upps”
2014 – Adriana Ramos de Mello – “Projeto Violeta”
2015 – Sérgio Luiz Ribeiro de Souza – “Apadrinhar”

Em 2017, o projeto “Criando juízo – Uma rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem”, do TJ-RJ, ganhou menção honrosa na categoria “Tribunal”.

Prêmio

Desde 2004, o Prêmio Innovare contribui para estimular e disseminar práticas que colaboram para aprimorar a Justiça brasileira. Ao longo dos anos, 175 trabalhos foram premiados entre as mais de 6 mil práticas inscritas em temas como acesso à Justiça, informatização, desburocratização, garantia de direitos, Sistema Penitenciário e apoio à criança.

A premiação é mantida pelo Instituto Innovare, uma associação sem fins lucrativos, com a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da AMB, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.