AMAERJ | 25 de setembro de 2018 18:21

Juristur promove visita de alunos da Baixada Fluminense ao TJ-RJ

Nesta segunda-feira (24), 42 estudantes de Direito da Universidade Estácio, de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), participaram do “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, promovido pela AMAERJ. Eles conheceram o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e conversaram com a presidente da AMAERJ, Renata Gil, e com o coordenador do programa, juiz Joel Pereira dos Santos.

“Ficamos muito felizes em abrir as portas do Judiciário para vocês. Sejam bem-vindos! O Judiciário precisa ser melhor compreendido pela sociedade e, para que isso aconteça, precisa ser conhecido. Muitos estudantes concluem a faculdade e não conhecem o sistema de Justiça. O Juristur tem a missão de deixar vocês próximos do Judiciário. Com a ajuda e o trabalho de vocês, o Poder Judiciário se tornará mais fortalecido”, afirmou Renata Gil.

Leia também: Recorde de inscritos: Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli recebe 355 trabalhos
Juiz Marco Couto lança livro sobre delação premiada
Ministro da Justiça e magistrados debatem a Constituição nesta sexta

O juiz Joel Pereira apresentou o Judiciário fluminense para a turma, falou sobre a estrutura da magistratura e contou histórias da carreira. Os estudantes, que cursam do 7º ao 10º período de Direito, conheceram o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos, os antigos Tribunal do Júri, Tribunal Pleno e Gabinete Presidencial. No Fórum Central, eles passaram pelo Órgão Especial e o Plenário do TJ-RJ.

O Juristur é uma iniciativa da AMAERJ criada em 1996, com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum, o funcionamento dos órgãos do Judiciário e como se estruturam, contribuindo de forma eficaz para a sua formação acadêmica.