Começa na quinta-feira (15) a 2ª edição do Fonajuc (Fórum Nacional de Juízes Criminais), em Brasília (DF). Os juízes do Rio de Janeiro Alexandre Abrahão e Yedda Filizzola Assunção participarão do grupo temático de “Enfrentamento às Organizações Criminosas” na sexta-feira (16).
Com o tema “Valorização da Magistratura e a Efetividade da Justiça Criminal”, o evento acontece até sábado (17) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A presidente da AMAERJ, Renata Gil, fará palestra na sexta-feira (16), às 17h.
Juíza criminal há 20 anos, Renata Gil participará do painel “Valorização da Magistratura Criminal”. Ela falará sobre as organizações criminosas e seu enfrentamento no Rio de Janeiro. A juíza aposentada Denise Frossard também estará neste painel. Yedda Assunção ainda será debatedora no painel “Efetividade da Justiça Criminal”, às 11h40.
Leia também: Juízes estaduais não farão greve
‘Prendemos muito ou pouco?’, questiona promotor em ‘O Globo’
Congresso Brasileiro terá palestras de 12 ministros do STF e STJ
A palestra de abertura será feita pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Veja aqui a programação completa do Fórum.
O TJDFT está na Praça Municipal, Lote 01, Brasília/DF. As inscrições para o evento estão encerradas.
Fonajuc
O Fonajuc surgiu no começo de 2017 em uma mobilização de juízes criminais, com apoio da AMB e da ENM (Escola Nacional da Magistratura). Cerca de 250 magistrados participaram do primeiro encontro, em agosto de 2017. A principal finalidade do encontro é o aperfeiçoamento, a uniformização de procedimentos, a disseminação de boas práticas e o acompanhamento de propostas legislativas e implementação de políticas públicas da área criminal.