A revista eletrônica Consultor Jurídico e o site do Valor Econômico noticiaram, nesta quinta-feira (17), o requerimento da Amaerj que pede alteração do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), para permitir a participação de todos os juízes vitalícios no processo de escolha da mesa diretora do Tribunal. O pleito da Associação, protocolado na última terça-feira (15), também teve destaque na página eletrônica do Diário de Petrópolis.
As reportagens ainda informaram que o requerimento traz um abaixo-assinado de centenas de associados que apoiam as eleições diretas.
Clique aqui para ler a íntegra da reportagem da revista eletrônica Consultor Jurídico
Clique aqui para ler a íntegra da reportagem do Valor Econômico
No abaixo-assinado, os associados da Amaerj afirmam que magistrados de primeiro e segundo grau se submetem ao mesmo comando administrativo que é a direção do Tribunal e integram o mesmo Poder Judiciário, variando exclusivamente, o momento em que prestam a jurisdição estatal. De acordo com o texto, “somente com a democratização interna do Poder Judiciário haverá o adequado aparelhamento das Varas, Juízos e Juizados onde milhares de brasileiros comparecem diariamente como partes ou testemunhas em busca da realização da Justiça”.
Confira aqui a íntegra do requerimento. Veja aqui o abaixo-assinado dos magistrados do Rio de Janeiro.
Clique aqui para ler a íntegra da reportagem do Diário de Petrópolis
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj | Imagens: Reprodução
Leia mais:
| Dia histórico: Mais dois passos em direção à maioridade política dos juízes