Os ministros Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Luís Roberto Barroso, vice-presidente e presidente eleito do STF, estiveram no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta sexta-feira (25). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, acompanhou a visita dos ministros, no Fórum Central e na Escola da Magistratura (EMERJ).
No Foyer do TJ, a presidente do STF destacou que o Tribunal do Rio é uma referência nacional.
“Este não poderia ser um momento mais feliz para mim. Me sinto aqui abraçada por todos e recebida com tanta consideração que fico a me perguntar por que não vim antes, já deveria ter estado aqui. Não poderia encerrar a minha gestão e a minha carreira de 47 anos e meio na Magistratura sem uma visita ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que é uma referência nacional, um Tribunal importantíssimo, que merece toda a consideração e o respeito. Por isso o meu agradecimento traduzido nesta visita, reconhecendo a importância da prestação jurisdicional que se faz aqui”, disse.
A ministra Rosa Weber participou do lançamento do Código de Ética do Servidor e do Colaborador do TJ-RJ, no Foyer. “Estar aqui no lançamento do Código de Ética não poderia deixar de ser mais apropriado. Todos devemos ter uma conduta ética. Que este Código sirva de norte para todo o quadro deste Tribunal.”
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, deu as boas-vindas e entregou o Código de Ética para a ministra.
“O Tribunal do Rio se sente muito honrado com a sua presença. Vossa excelência é uma inspiração e um exemplo para nós, magistrados, com sua sensibilidade, ponderação, equilíbrio, educação, cordialidade, bondade e visão humanística”, afirmou o desembargador.
Confira aqui a íntegra do Código de Ética.
Após ser recepcionado na presidência do TJ, o ministro Luís Roberto Barroso fez a palestra de encerramento do seminário “Regulação das plataformas digitais”, na sede da EMERJ.
“Tenho muito prazer e muita honra de estar aqui. Trabalhei nesse auditório por muitos anos, aqui era a Procuradoria Geral do Estado. Também participei do momento de criação da EMERJ, com o saudoso desembargador Cláudio Vianna de Lima. Gosto sempre de participar de eventos da EMERJ”, disse o ministro.
O evento contou com a participação dos desembargadores Caetano da Fonseca Costa (1º vice-presidente do TJ-RJ), André Andrade, Cláudio Dell’Orto (ex-presidente da AMAERJ) e Teresa de Andrade Castro Neves (1ª vice-presidente da AMAERJ). Assista ao seminário completo no canal da EMERJ no YouTube.
Leia também: Magistrados do 23º Concurso completam 28 anos de posse
Finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli serão conhecidos em outubro
Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo integra a comissão do Senado para reforma do Código Civil