Diretora de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, a juíza Vanessa Cavalieri participou da 1ª edição do Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação, no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), em Palmas. O evento foi realizado desta quarta-feira (23) a sexta-feira (25).
No painel sobre boas práticas, a juíza Vanessa Cavalieri falou sobre o “Protocolo Eu Te Vejo”, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que busca prevenir a violência nas escolas.
Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e coordenadora do CEJUSC de Justiça Restaurativa do TJ-RJ, a magistrada explicou que o iniciativa visa evitar que os estudantes se sintam invisíveis, a ponto de recorrerem à violência. “A nossa proposta é a de que eles possam ser vistos por todos antes do momento em que se voltem para praticar violência, e então sejam reconhecidos como seres humanos que importam e encontrem pertencimento”, disse.
Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo TJ-TO, o encontro reuniu magistrados de todo o país para conscientizar sobre princípios e valores da Justiça Restaurativa na educação, identificar os desafios e discutir as melhores estratégias para implantar as ações necessárias na área.
Leia mais: Finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli serão conhecidos em outubro
Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo integra a comissão do Senado para reforma do Código Civil
Juiz Sérgio Ribeiro é premiado na Câmara dos Deputados, em Brasília