AMB | 07 de março de 2023 13:50

AMB apresentará resultado da pesquisa sobre o perfil das magistradas

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) apresentará o resultado da pesquisa “Perfil das Magistradas Brasileiras”. O estudo inédito tem como objetivo conhecer o panorama atual das ministras, desembargadoras e juízas, com o objetivo de alcançar a equidade de gênero nos tribunais.

A divulgação do levantamento acontecerá às 11h, em Brasília, com transmissão pelo canal da AMB no YouTube. O estudo foi produzido pelo Centro de Pesquisas Judiciais da AMB (CPJ) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Em 2022, magistradas de todo o país responderam ao questionário da pesquisa. O levantamento permitirá descobrir quem são as magistradas brasileiras e quais as principais dificuldades enfrentadas nos tribunais, além de subsidiar a formulação de políticas públicas para incrementar a presença feminina nos órgãos de Justiça e a atuação institucional das mulheres nos espaços de poder.

A ideia do estudo surgiu na primeira turma de mestrado da Enfam, em 2020. As juízas que participaram do mestrado foram as responsáveis por desenvolver a pesquisa, que abrangeu todos os ramos do Judiciário: estadual, federal, trabalhista, eleitoral e militar.

As juízas Daniela Bandeira e Daniella Prado, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), integraram o grupo de 16 pesquisadoras. A coordenação foi feita pela magistrada Priscilla Costa Correa, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A líder da pesquisa é a juíza Eunice Prado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE).

Leia também: Órgão Especial define critérios de escolha para Câmaras de Direito Empresarial
Reunião do Conselho de Representantes da AMAERJ reúne juízes de nove Regionais
Revista Justiça & Cidadania lança concurso de artigos científicos