Internacional | 19 de novembro de 2018 13:36

Harvard Law School recebe fórum de juízes criminais brasileiros

Magistrados que participaram do Fonajuc | Foto: Fonajuc/ Reprodução/ Facebook

A juíza Juliana Cardoso Monteiro de Barros (2ª Vara Criminal de Itaboraí e 5ª Turma Recursal) participou do Fonajuc (Fórum Nacional de Juízes Criminais). Ela e o juiz Anderson de Paiva Gabriel (1ª Vara de Saquarema) ganharam o sorteio promovido pela AMAERJ para participar do encontro, realizado na Harvard Law School (Boston, EUA) na quinta e sexta-feira (15 e 16).

“As diferenças entre os sistemas criminais brasileiro e americano chamaram a minha atenção. Nos Estados Unidos, apenas 5% dos casos são levados a julgamento. A adoção do plea bargain é eficaz para não sucatear o sistema”, explicou Juliana.

Os participantes do Fonajuc assistiram palestras com professores da Harvard Law School sobre corrupção e plea bargain (delação premiada). Eles também visitaram, em Boston, a Suffolk County Superior Court e o centro de internação de menores Judge John J. Connelly Youth Center. “Fiquei emocionada com o tratamento aos menores e a estrutura do espaço. O que vimos é o oposto da nossa realidade, o que nos mostra que temos muito a caminhar”, contou Juliana.

A troca de experiências com magistrados de outros estados foi outro aprendizado do evento. “Isso nos abriu os olhos para entender as realidades e mazelas de outros estados. Agradeço muito a AMAERJ por nos dar a oportunidade de participar desse curso”, disse ela.

Leia também: Corregedores eleitorais de todo o país se reúnem no Rio de Janeiro
AMAERJ promove palestra sobre lavagem de dinheiro
Juiz Daniel Konder passa a integrar a diretoria do Fonajup

Lançamento de livro

No primeiro dia, foi lançado o livro “Leis Penais Comentadas – volume 2”. A obra é publicada pela Juruá Editora, conveniada da AMAERJ, e foi organizado pelos juízes Larissa Pinho de Alencar Lima (TJ-RO), Luiz Carlos Figueirêdo (TJ-PE) e André Gomma (TJ-BA). A presidente da AMAERJ, Renata Gil, e o juiz Anderson de Paiva Gabriel, estão entre os autores dos artigos publicados. O livro está à venda no site da editora.

Encontro em abril

Entre 16 e 20 de abril deste ano, a universidade recebeu o Harvard Law Brazilian Association Legal Symposium (Simpósio Legal da Associação Brasileira de Direito de Harvard). No evento apoiado pela AMAERJ, “A lei no século 21” foi o tema principal. Os seminários e debates foram ministrados por grandes nomes da Justiça brasileira e renomados professores de Harvard e de outras universidades de elite dos Estados Unidos. Entre os brasileiros, participaram o ministro do STF Luís Roberto Barroso e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Visita a centro de internação em Massachusets | Foto: Fonajuc/ Reprodução/ Facebook

 

Visita a Suffolk County Superior Court | Foto: Fonajuc/ Reprodução/ Facebook