EMERJ | 05 de dezembro de 2018 15:44

Especialistas estrangeiros vão debater Gênero e Direito

Representantes do México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Espanha e de Estados brasileiros se reunirão no “Seminário Internacional Gênero e Direito – Desafios para a Despatriarcalização do Sistema de Justiça na América Latina”. O evento promovido pela EMERJ será nesta quinta e sexta-feiras (6 e 7), das 9h às 18h.

Inscreva-se aqui. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, participará da mesa de abertura com a presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ, juíza Adriana Ramos de Mello; o diretor-geral do Centro de Estudos e Debates (CEDES/TJ-RJ), desembargador Caetano Ernesto Costa; o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Cardozo; e o presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), Milton Fernandes de Souza.

Leia também: EMERJ homenageia desembargador Pedro Américo
Apadrinhamento é tema de palestra no Fórum de Caxias
Priorizar conciliação voltará a ser meta da Justiça em 2019

 “É importante debatermos com teóricas da América Latina, porque a nossa realidade é diferente da realidade europeia ou norte-americana. Trazer historiadoras, antropólogas, personalidades importantes do Direito desses países e fazer esse intercâmbio é importante para o Brasil, para discutirmos a descolonização do Direito. Esse evento traz para dentro da Escola da Magistratura essas experiências da América Latina, para aprimorarmos o sistema de Justiça brasileiro com uma perspectiva de gênero”, destaca a juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ.

O evento gratuito tem o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados (ENFAM), da ONU Mulheres, da RED ALAS, da CEPIA, da PUC-Rio e do TJ-RJ. As inscrições estão abertas no site da EMERJ. O seminário, gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório desembargador Antonio Carlos Amorim (Rua Dom Manuel, s/n, 4º andar, Centro do Rio). Para mais informações, ligue para (21) 3133-3369. Confira abaixo a programação do evento.

*Com informações da EMERJ