Notícias | 16 de julho de 2019 16:12

Decisão da Justiça do Rio mantém fechada a Avenida Niemeyer

Avenida Niemeyer | Foto: Armando Paiva/ Agência O Dia

Em nova decisão sobre a reabertura da Avenida Niemeyer, a juíza Mirela Erbisti (3ª Vara de Fazenda Pública) manteve a via fechada por entender que ainda há risco de deslizamento mesmo em dias secos. Ela permitiu a circulação de micro-ônibus para atender os moradores do Morro do Vidigal.

O pedido foi feito pelos moradores da comunidade, que tem circulado a pé na avenida. O transporte poderá ser cobrado na tarifa que a prefeitura considerar adequada e terá que respeitar o protocolo de fechamento em dias de chuva.

O fechamento da Niemeyer foi mantido porque, para a avenida ficar segura, segundo a juíza, é “imprescindível que tais obras sejam suficientes e adequadas para que se possa devolver à população uma via segura”.

“Ocorre, entretanto, que o risco não se exaure quando o solo está seco e por mais que se entenda a necessidade da avenida para a viabilidade urbana, acesso aos moradores e ao comércio local, existem outros fatores que ainda precisam ser revistos e desautorizam, por ora, a abertura do trânsito na Niemeyer”, diz trecho da decisão.

Leia também: Inscrições abertas para magistrados estaduais integrarem o CNJ
Mediação escolar na Argentina é apresentada em palestra no TJ-RJ
Museu da Justiça apresenta o espetáculo teatral ‘Cárcere’

Mirella destacou ainda a falta de protocolo de fechamento para dias com vento forte. “Não há protocolo para vento forte, como restou claro na audiência especial ocorrida em 06 de junho desse ano. Assim sendo, havendo vento de força considerável sem chuva, de nada adianta o protocolo estabelecido pela Prefeitura baseado em índice pluviométrico, posto que este não será capaz de impedir tragédia semelhante à que aconteceu em 06 de fevereiro, em que duas pessoas morreram ao serem atingidas dentro de um coletivo por uma árvore que se soltou da encosta”, relembrou.

A Avenida Niemeyer, que faz ligação entre Leblon e São Conrado, foi fechada em 28 de maio após temporais provocarem deslizamento de terra na encosta.

*Com informações de O Globo