Cultura | 15 de julho de 2019 17:53

Museu da Justiça apresenta o espetáculo teatral ‘Cárcere’

Um pianista privado da liberdade e do piano tenta negociar a entrada do instrumento na cadeia para ensinar os presos a tocá-lo. Líderes de facções criminosas acham que estão sendo dedurados à direção da unidade pelo pianista e juram-no de morte. Quando uma rebelião está prestes a estourar, o pianista fica certo de que será feito refém e começa a escrever um diário. Este o tema central de “Cárcere”, peça que será encenada nestas terça (16) e quarta-feiras (17) no Centro Cultural Museu da Justiça.

O espetáculo é uma reflexão sobre a liberdade pelos olhos do pianista. Ele vive em ritmo de contagem regressiva e coloca no diário suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações. A peça traz à cena reflexões sobre o funcionamento do sistema carcerário brasileiro e propõe um mergulho nas diversas perspectivas de ser e estar preso ou livre.

Leia também: NAÏF, a arte intuitiva que encanta e surpreende
Quebec é a França americana
Entrevista com o professor Bryant Garth

Realizada pelo Núcleo Vinicius Piedade & CIA, em parceria com o ex-professor do sistema prisional, historiador e advogado Saulo Ribeiro, a peça foi apresentada em Presídios Seguros, de Segurança Média, Femininos, e de Reabilitação, além de importantes festivais e centros culturais, como o Festival Internacional de Macau (China) e o CCBB do Rio de Janeiro.

Peça Cárcere
Quando:
 16 e 17 de julho, às 19h (duração 1h15m)
Onde: Antigo Palácio da Justiça – APJ-Rio, Sala Multiuso
Rua Dom Manuel 29 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Reservas: (21) 3133-3368 / 3133-3366
Entrada Franca / Espetáculo não recomendado a menores de 14 anos

Fonte: TJ-RJ