AMAERJ | 09 de fevereiro de 2026 20:38

Discurso de posse da presidente Eunice Haddad

Boa noite.

Cumprimento inicialmente as autoridades que integram a mesa desta solenidade.

Agradeço a presença de tantos colegas magistrados, membros do sistema de Justiça e dos Poderes Legislativo e Executivo, servidores, amigos e familiares.

Assumir a Presidência da AMAERJ é, por si só, uma honra.

Assumir a Presidência da AMAERJ pela terceira vez consecutiva é uma responsabilidade ainda maior – e um gesto que carrega um significado profundo: o da confiança renovada.

Confiança não se proclama. Confiança se constrói. Confiança nasce do diálogo permanente, da presença constante, da coerência entre discurso e prática e, sobretudo, do compromisso inegociável com a Magistratura. Ser reconduzida, mais uma vez, a esta missão revela que os associados reconhecem um projeto coletivo, uma gestão que ouviu, que esteve próxima e que jamais se afastou das pautas essenciais da carreira.

A AMAERJ não é apenas uma associação estadual. Ela é, historicamente, uma das colunas estruturantes da Magistratura brasileira. Sua voz ultrapassa os limites territoriais do Estado porque sempre esteve associada à seriedade institucional, à firmeza na defesa das prerrogativas e à capacidade de diálogo nos grandes temas nacionais.

Foi neste solo que nasceu o associativismo nacional da Magistratura, em 1949, quando a cidade do Rio de Janeiro era a capital da República, com a clara compreensão de que a independência judicial exige representação forte, unida e comprometida com a democracia.

A AMAERJ carrega, portanto, com muito orgulho, a responsabilidade histórica de quem esteve na origem, de quem ajudou a fundar e de quem sempre se fez presente nos momentos decisivos da Magistratura brasileira.

Há dois anos, ao tomar posse neste mesmo Plenário, afirmei que um grande desafio da gestão seria a tão necessária reforma do Estatuto, que estava em vigor desde a fundação da AMAERJ.

Hoje, com muita satisfação, apresento o novo Estatuto da AMAERJ, totalmente modernizado. Adaptado aos novos tempos, o texto permitirá uma atuação associativa ainda mais ágil, transparente e participativa.

Essa é uma conquista de todos que participaram do processo de atualização, os integrantes da Comissão de Reforma do Estatuto – formada por ex-presidentes e diretores da Associação –, a Diretoria Executiva e Adjunta, o Conselho Deliberativo e Fiscal e os colegas que votaram na Assembleia Geral. Precisávamos de um quórum de maioria absoluta dos associados, e conseguimos!

O Estatuto foi feito de forma coletiva. Agradeço, de modo especial, aos membros da Comissão de Reforma do Estatuto: os queridos colegas Fernando Cabral, Cláudio Dell’Orto, Antonio Cesar Siqueira, Felipe Gonçalves, Ricardo Alberto Pereira, Rita Vergette, Rubens Sá Viana Junior, Marcia Hollanda e o nosso saudoso e inesquecível amigo Roberto Felinto.

E falando em Roberto Felinto, nesse percurso institucional é nosso dever cultivar a memória. Ex-presidente desta associação e com participação efetiva também na AMB, nosso querido Felinto deixou um legado de seriedade, firmeza e profundo compromisso com a Magistratura.

Nomeamos a sala de reunião da AMAERJ em sua homenagem, como forma de eternizar o enorme legado de uma das principais lideranças do associativismo. O exemplo de Roberto Felinto permanecerá vivo na nossa memória para sempre. Que seu exemplo permaneça como referência permanente de liderança responsável, ética e dedicada ao coletivo.

Ao reverenciar a memória da AMAERJ, destaco o relevante trabalho dos ex-presidentes da Associação e cumprimento os ilustres colegas aqui presentes.

Fazer parte dessa história é motivo de orgulho para mim. Hoje, renovo o compromisso que assumi em 2022: lutar pelas garantias da Magistratura, sempre com diálogo e união de forças.

Como disse no início, a responsabilidade é enorme, agora maior ainda. A nossa chapa recebeu o apoio de 857 magistrados e magistradas, um recorde histórico da Associação.

Na gestão que se encerra, atuamos diuturnamente e obtivemos importantes vitórias na defesa das prerrogativas e na valorização da classe perante o Tribunal, nas comissões em que a AMAERJ tem assento e voto, e na interlocução direta com a Administração.

Agradeço ao Desembargador Ricardo Couto, Presidente do Tribunal, ao Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, Presidente do Tribunal no biênio 2023/2024, ao Desembargador Claudio Brandão, Corregedor Geral da Justiça, e ao Desembargador Marcus Basílio, Corregedor na gestão anterior, pelo diálogo aberto com a Associação, pelo auxílio na busca de soluções para a classe e pela atuação harmônica e democrática.

Também agradeço aos presidentes do Tribunal Regional Eleitoral durante os últimos dois anos, Desembargadores Henrique Figueira, Peterson Barroso Simão e Claudio Mello Tavares, pela gestão participativa e pela parceria com a AMAERJ e os magistrados eleitorais.

Um dos principais focos permanentes da gestão é o cuidado com os magistrados aposentados. Temos especial atenção e carinho com os colegas que tanto contribuíram para a excelência do Poder Judiciário. Se estamos aqui hoje, é porque eles pavimentaram todo esse caminho.

Estamos sempre juntos em encontros e reuniões periódicas para definir as melhores ações em defesa da categoria e também para confraternizar. O conhecimento e a experiência dos aposentados são inspiradores e pilares essenciais do Judiciário. Cumprimento todos os aposentados que estão neste plenário em nome do meu amigo Juiz Antonio Augusto Toledo Gaspar e do Desembargador Murta Ribeiro.

Além do firme trabalho institucional, estão entre os objetivos estatutários da AMAERJ a integração de todos os segmentos da classe e a promoção de atividades sociais para os associados. Cumprindo com esse objetivo, realizamos vários eventos que reuniram magistrados da ativa, aposentados e pensionistas, fomentando o congraçamento dos colegas fora do ambiente de trabalho.

Centenas de associados participaram do Encontro Estadual dos Magistrados, das comemorações dos aniversariantes, da confraternização de fim de ano, dos encontros nas Seções Regionais, das festividades nas Sedes Praiana e Campestre e de inúmeros eventos esportivos, como futebol, beach tennis, trilhas, ciclismo e corridas de rua.

A AMAERJ também formou numerosas delegações para os eventos da AMB, o Congresso Brasileiro da Magistratura, em Foz do Iguaçu, e os Jogos Nacionais, em Maceió, onde subimos ao pódio pela segunda vez consecutiva. Sem falar nos inúmeros pódios que a nossa querida “bancada da bola” já subiu.

Encontros como esses, fundamentais para fortalecer a unidade da Magistratura e revigorar a classe, foram realizados em parceria com a nossa potente Mútua dos Magistrados, presidida pela Desembargadora Denise Nicoll.

Na seara administrativa, intensificamos a profissionalização dos diversos departamentos da AMAERJ, aperfeiçoamos o atendimento aos associados e a gestão financeira da instituição. E, neste ponto, um agradecimento especial a nossa tesoureira, Desembargadora Márcia Succi.

A AMAERJ é uma potência, sempre presente e atuante, próxima dos associados e vigilante em todas as questões que envolvem a Magistratura.

Na atuação nacional, tomei posse em dezembro para mais um triênio como vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB. Junto à presidente Vanessa Mateus e toda a diretoria, sigo na interlocução institucional, especialmente com o Parlamento, em defesa da independência e da valorização da Magistratura.

Nos últimos anos, cumprimos agendas intensas no Congresso Nacional, onde nos reunimos com senadores e deputados de todos os espectros políticos, em gabinetes e plenários, em corredores até, para dialogar sobre as propostas que envolvem o Poder Judiciário e seus integrantes.

Vivemos um momento especialmente sensível para a Magistratura. Desafios relacionados às prerrogativas da carreira, à segurança institucional, às transformações tecnológicas e à saúde mental exigem não apenas firmeza, mas também unidade, diálogo e inteligência coletiva.

As mobilizações são decisivas para evitar retrocessos e assegurar importantes vitórias para a classe.

Aproveito para cumprimentar os dirigentes da AMB e presidentes de associações aqui presentes, já nominados pelo cerimonial. A nossa união nos dá forças para seguir a missão a que nos foi conferida. Juntos alcançaremos os nossos propósitos.

Nas pautas comuns das carreiras jurídicas, trabalhamos em conjunto com as associações dos membros do Ministério Público, dos defensores públicos e dos procuradores do Estado. E, aqui, uma homenagem muito especial a Cristina, Cláudio e Rômulo.

Intensificamos, ainda, o diálogo com a OAB, aqui representada pela doutora Ana Tereza Basilio. Magistratura e advocacia não caminham em lados opostos, mas em trilhas complementares. Quando dialogam com respeito, maturidade institucional e compromisso republicano, fortalecem não apenas suas próprias instituições, mas, sobretudo, a confiança da sociedade no sistema de Justiça.

Sem Justiça não há democracia. Respeitar as garantias constitucionais e valorizar a carreira da Magistratura é fortalecer o Poder Judiciário, pilar do Estado Democrático de Direito. A força da Magistratura, o nosso sacerdócio, está na unidade. Por isso, devemos estar cada vez mais próximos para superar os desafios. É com diálogo e união que cumpriremos os nossos objetivos.

Chega o momento de agradecer.

Aos colegas que integraram a Diretoria e o Conselho no último biênio, minha profunda gratidão por toda a parceria, dedicação e o compromisso até o último dia do mandato. Falo de magistradas e magistrados que dedicaram tempo, energia e competência à AMAERJ, muitas vezes conciliando a intensa rotina da Magistratura com o compromisso associativo. Nada do que alcançamos teria sido possível sem essa atuação leal, responsável e generosa.

Na gestão que ora se inicia, novos magistrados e magistradas se juntam à Diretoria. Agradeço a disponibilidade e o empenho de todos. Sejam muito bem-vindos e estejam prontos para atuar permanentemente em prol dos colegas de todo o Estado.

Registro, ainda, minha gratidão a todos os associados que colaboram conosco no dia a dia. Cada conquista da AMAERJ é uma vitória de toda a Magistratura.

Aos funcionários da AMAERJ, os quais eu cumprimento em nome da Priscilla Mantuano, Diretora Administrativa, e em nome do Diego, responsável por toda a nossa Comunicação, meu reconhecimento pelo trabalho sério, dedicado e essencial desempenhado todos os dias. Resultados sólidos são feitos por pessoas essenciais, e vocês são essenciais para a engrenagem da nossa associação rodar. Muito obrigada.

À minha família…

Meu pai, Luiz Felipe Haddad, juiz e desembargador, professor e amigo de muitos aqui. Com ele aprendi, ainda muito cedo, que a Magistratura não é apenas uma carreira, mas uma forma de estar no mundo com retidão, responsabilidade e compromisso com a Justiça. Honrar sua memória é seguir exercendo minha função com a seriedade, a dignidade e o respeito institucional que ele sempre representou.

À minha mãe, Marilene, deixo uma palavra simples e imensa. Fé. Ela é fé que sustenta, que acolhe e que ensina sem alarde. Mãe, sua fé sempre foi farol, presença constante e força silenciosa em toda a nossa família.

Não posso deixar de mencionar meus irmãos, Chafi, Alice e Elisa. Somos fruto de um mesmo amor e de uma mesma formação. O amor profundo dos nossos pais nos uniu de forma indissolúvel e nos legou valores que atravessam por tempo: respeito, lealdade, responsabilidade e compromisso com o outro. Esses valores moldaram quem somos e seguem presentes em cada escolha que faço.

Meus filhos… Luiz Felipe, 21 anos, e Guilherme, 18 anos. Pipe e Gui. Vocês são a minha fonte de força, de equilíbrio e de sentido. Tenho profundo orgulho dos adultos que estão se tornando. Caminhamos juntos, aprendendo uns com os outros, compartilhando valores, respeito e afeto. Se hoje posso exercer esta função com firmeza e serenidade, é porque encontro em vocês o apoio, o amor e a inspiração diária para seguir adiante.

Agradeço a Deus por me dar força, saúde e fé para seguir na trilha da construção de uma Magistratura cada vez mais forte. Peço que o Espírito Santo continue iluminando a minha caminhada.

É com esse alicerce – institucional, histórico, familiar e espiritual – que se inicia este novo mandato.

Honramos nossa história, respeitamos quem nos antecedeu e seguimos olhando adiante, com coragem institucional, espírito de união e plena convicção de que uma Magistratura fortalecida é essencial para a democracia.

Reafirmo que a AMAERJ está aberta a todos e atuante na defesa das prerrogativas dos magistrados. Seguiremos trabalhando em conjunto para fortalecer, cada vez mais, a Magistratura e o Poder Judiciário.

Contem comigo.

Contem com a AMAERJ.

Contem com a Magistratura.

Contem com o Judiciário.

E encerro repetindo, mais uma vez, a frase que meu pai falou quando de sua aposentadoria, em fevereiro de 2015, ao ser homenageado pela AMAERJ:

“O momento é difícil e nós temos que nos unir. Com isso é preciso que todos compreendam, sejam firmes, sejam humildes, porque somos pessoas que erramos e acertamos.”

Muito obrigada.