TV AMAERJ | 26 de maio de 2014 18:31

Juristur lança primeira coletânea de redações de alunos em tarde emocionante

Dezenas de estudantes de escolas do município do Rio de Janeiro participaram, em 30 de abril, do lançamento da coletânea “Juventude e Judiciário Juntos, Rumo a um Futuro Justo”, realizado na escola Rachel de Queiroz, no Centro do Rio. A obra reúne redações de estudantes do nono ano da rede municipal, que participaram do projeto da Amaerj “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, no período de 2010 a 2012. O presidente da Associação, juiz Rossidélio Lopes, o juiz Joel Pereira, coordenador do projeto, o desembargador Siro Darlan, a assessora da subsecretaria de educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME), Solange Lousada, e o advogado Rogério Barbosa da Silva, presidente da Comissão “OAB Vai à Escola”, prestigiaram o evento.

O vencedor do concurso realizado pelo Juristur, em 2011, para escolher a melhor redação sobre a experiência vivida no projeto, o estudante Glauber Barros de Carvalho, deu início ao evento com a leitura do seu texto premiado. Em seguida, o presidente Rossidélio falou sobre a importância da iniciativa para o Judiciário fluminense. “Eu queria falar em nome dos juízes estaduais. O projeto Juristur da Amaerj busca desmistificar um pouco essa história de que o juiz vive num pequeno pedestal e que todas as suas vontades são satisfeitas. Há um forte interesse dos magistrados, que são juízes de direito, em se aproximar da sociedade”, pontuou o magistrado.

O programa

O “Juristur – Conhecendo o Judiciário” tem como objetivo de forma lúdica e divertida contribuir para a formação profissional dos estudantes de Direito, assim como criar canais de comunicação com as escolas e a sociedade em geral, aproximando-os do Poder Judiciário. A iniciativa é pioneira no Brasil e atende a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda a implantação de “pelo menos um programa (por Estado) de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos”.

O Juristur é voltado para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitários. A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME), a Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e a Rio Ônibus são parceiras do projeto. A Prefeitura do Rio, através da SME, é responsável pela seleção das turmas que participam do programa, com ênfase nas escolas situadas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já a Rio Ônibus é a responsável pelo transporte dos estudantes, que sem esse apoio não teriam como ir ao tribunal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj