AMAERJ | 29 de julho de 2022 11:45

Vencedora do AMAERJ Patrícia Acioli, reportagem ganha mais uma premiação

Artur Rodrigues Rocha Neto, vencedor da categoria Reportagens Jornalísticas, com tabeliã Fernanda de Freitas | Foto: Alexandre Campbell

Vitoriosa na categoria Reportagens Jornalísticas do 10º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, a série “Inocentes Presos”, publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pelo portal UOL, venceu nesta quinta-feira (28) o prêmio Prêmio CICV de Cobertura Humanitária, promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

O conjunto de cinco reportagens foi escolhido na categoria Nacional. Após mais de um ano de apuração, a série analisou cem casos de injustiças e mostrou as principais causas das prisões de inocentes no Brasil. O material trouxe um diagnóstico inédito do problema e contou histórias de vítimas de erros judiciais. Este foi o quarto prêmio recebido pela série de reportagens.

A iniciativa já ganhou o prêmio Claudio Weber Abramo, da Escola de Dados, Open Knowledge Brasil, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Transparência Brasil. No ano passado, recebeu o Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos e o prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca. A série ainda foi finalista do prêmio Gabo, promovido pela Fundação Gabo (sediada na Colômbia), um dos principais concursos jornalísticos do mundo.

Os autores das reportagens foram os jornalistas Artur Rodrigues, Rogério Pagnan, Rubens Valente, Henrique Santana, Karime Xavier, Luciano Veronezi, Pilker e Thiago Almeida.

Veja o vídeo em que Artur Rodrigues fala sobre a vitória no Patrícia Acioli e incentiva os jornalistas a se inscreverem na premiação.