AMAERJ | 08 de novembro de 2022 12:45

Vencedor do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli será homenageado pela EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homenageará um dos ex-alunos, o desembargador Wagner Cinelli, com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos. A solenidade será nesta sexta-feira (11), às 15h, com transmissão pelo canal do YouTube da Escola.

Na noite desta segunda-feira (7), Cinelli foi agraciado com o primeiro lugar da categoria Trabalhos dos Magistrados, no 11º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

Estão previstas as participações na homenagem da diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia; da presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira; e da presidente da Comissão de Concursos, desembargadora Margaret de Olivaes Valle dos Santos.

O desembargador atuou como advogado por seis anos.  Entrou para a EMERJ como aluno do curso preparatório – atual Curso de Especialização em Direito Público e Privado – e, em 1992, ingressou na Magistratura. É mestre em Política Criminal pela London School of Economics and Political Science.

Na EMERJ, coordenou por oito anos o Curso de Iniciação, direcionado a juízes novatos. Atualmente, é docente nas turmas de formação inicial de juízes e preside o Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais.

O homenageado é apreciador das artes e do cinema, toca piano desde menino e integra a banda Urca Bossa Nova. Com o curta-metragem de animação “Sobre Ela”, que dirigiu, roteirizou e compôs a trilha sonora, foi premiado com o troféu New Wave Short Film Festival, na Alemanha, na categoria “Empoderamento Feminino”. Em 2020, publicou o livro “Sobre ela: uma história de violência”, baseado no curta.

Para se inscrever e acompanhar a homenagem, acesse https://emerj.com.br/site/evento/8253.