A reportagem do jornal O Globo “Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos”, vencedora do 5º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos (categoria Reportagens Jornalísticas), ganhou o Prêmio GDA de Jornalismo. O repórter Vinicius Sassine recebeu, na terça-feira (17), a premiação na categoria “Reportaje Noticiosa de Investigación”, em Buenos Aires, na Argentina. A série revelou que, entre 2013 e 2015, a FAB recusou transporte a 153 órgãos destinados ao transplante. No mesmo período, foram autorizadas 716 viagens de políticos.
Também foram premiados jornalistas da Venezuela, Chile, Peru e Costa Rica. O GDA é formado por 11 dos principais jornais de países da América Latina. Entre eles estão O Globo; “La Nación”, na Argentina; “El País”, no Uruguai; “El Tiempo”, na Colômbia; “El Nuevo Día” (Porto Rico); e “El Universal” (México).
As reportagens do Globo, de 2016, resultaram na decisão do presidente Michel Temer em manter pelo menos uma aeronave da FAB para o transporte de órgãos. Depois da medida, o jornal mostrou que, em apenas três semanas, a reserva de aviões viabilizou 14 transplantes – como o de Ana Júlia, de 8 anos, que recebeu um novo coração e pode voltar a sorrir.
Leia aqui a íntegra das reportagens.
6ª edição
A cerimônia de premiação do 6º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos será em 6 de novembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Rua Dom Manuel, s/n, 10º andar, Centro). A premiação recebeu 224 trabalhos com o tema “Direitos Humanos e Cidadania”.