A juíza Andréa Pachá (4ª Vara de Órfãos e Sucessões do TJ-RJ) falou sobre as mudanças do direito de família, nesta terça-feira (13), no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo. “Poucas instituições mudaram tanto quanto a família nas últimas décadas. Se antigamente só decidíamos questões de alimentos, divórcio, separação e guarda de criança, hoje vemos uma demanda pela Justiça para as coisas mais banais do cotidiano, como nas disputas para saber em qual escola a criança vai estudar”, disse.
Pachá também destacou os métodos de soluções de conflitos. “O que tem melhorado bastante é o uso da mediação no direito das famílias. Hoje, todas as varas de família trabalham com mediação. A mediação é uma forma de composição dos conflitos onde um juiz não precisa dizer o que eles vão fazer, mas eles próprios chegam as soluções possíveis.”
A juíza atuou durante 15 anos em varas de família e é autora dos livros “A Vida não é Justa” e “Segredo de Família”, que foram adaptados para a série do Fantástico. Assista aqui ao “Encontro com Fátima Bernardes”.