Judiciário na Mídia Hoje | 18 de maio de 2020 14:49

Varas da Infância no Rio de Janeiro atendem de forma remota a casos de adoção

*G1

O processo de adoção de crianças no Rio de Janeiro não parou por causa da Covid-19. Varas da Infância da Justiça fluminense se adaptaram e dão prosseguimento a processos em audiências por videoconferência.

Segundo o juiz Sérgio Luiz de Souza, titular da 4ª Vara, mesmo a entrega de crianças para abrigos pode ocorrer.

“Mães que querem entregar os filhos para adoção têm que procurar o Poder Judiciário. Há plantão todos os dias em todo o estado, e elas podem fazer essa entrega segura”, disse.

Souza afirmou também que a fila está andando. “As pessoas que estão no sistema nacional de adoção serão contactadas pela nossa equipe quando houver a decisão de colocação de família substituta”, explicou.

Leia também: AMAERJ e parceiros abrem terceira fase de campanha de doações
AMAERJ lamenta morte de mãe do juiz Gerardo da Silva
Videoconferências são determinantes para garantir audiências de adolescentes infratores

Família cresceu

Luzia Nogueira Nogui e Eizi Nogui Jr. buscaram a pequena Helena, de 3 meses. Eles já são pais adotivos de João Pedro, de 6 anos — que ficou muito feliz com a irmã.

“Eu queria tirá-la o mais rápido do abrigo. Eu sei que ela estava em segurança lá, mas quando é nosso filho a gente quer em casa com a gente”, disse Luzia.

O pai brinca e diz que “a princípio parou com a Helena”. Mas ressaltou: “Eu acho que o mundo que a gente vai deixar pra esses filhos depende dos filhos que a gente vai deixar pro mundo”.

Luzia Nogueira Nogui e Eizi Nogui Jr. com a pequena Helena | Foto: Reprodução/ TV Globo