* O Fluminense
A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça/RJ está lançando campanha de doação de livros para o projeto de redução de pena pela leitura. A cada livro lido, os detentos podem reduzir a pena em quatro dias, num total de até 48 dias por ano. A Fundação de Artes/RJ aderiu à campanha e receberá doações em vários pontos do Estado.
Assinada em 2013 pelo ministro Joaquim Barbosa, a recomendação do Conselho Nacional de Justiça defende que se estimule, “no âmbito das unidades prisionais estaduais e federais, como forma de atividade complementar, a remição pela leitura, notadamente para apenados aos quais não sejam assegurados os direitos ao trabalho, educação e qualificação profissional”.
O juiz titular da VEP, Rafael Estrela, destaca a necessidade de a sociedade se engajar no projeto de remição de pena pela leitura.
“A leitura encoraja a busca por conquistas, amplia horizontes, proporciona o melhoramento da autoestima, sedimenta o autoconhecimento, agrega valores éticos, diminui a ociosidade, estimula o bom comportamento e contribui para a reinserção social.”
Fonte: O Fluminense (com informações do TJ-RJ)