Mesmo com a pandemia do coronavírus, a Vara da Infância, Adolescente e do Idoso de Duque de Caxias manteve a tradição de entregar presentes de Natal para as crianças e os adolescentes de sete instituições de acolhimento vinculadas à comarca. As doações, arrecadadas ao longo de 2020, começaram a ser entregues nesta quinta-feira (3).
A juíza Juliana Kalichsztein, titular da Vara da Infância, conta que foram distribuídos brinquedos, livros, leites, biscoitos, guloseimas, camisetas e bonés. Também houve a entrega de quimonos de judô para os adolescentes praticarem o esporte nos cursos pagos por padrinhos. Todos os produtos foram higienizados.
Doados por integrantes do Sistema de Justiça, servidores, amigos e parentes, os presentes foram distribuídos nos abrigos Arco Íris, Betel, Casa Comunitária, Casa de Passagem, Lar Jesus é Amor, Renascer e Reviver. As instituições acolhem cerca de 50 crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos) encontrados em situação de risco.
O coronavírus impediu a realização de festa com a presença do Papai Noel, feita nos últimos anos. Mas, com o tão aguardado fim da pandemia, a celebração voltará em 2021.
Situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o município de Duque de Caxias é o mais populoso da Baixada Fluminense e o terceiro do Estado, com 924 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).