Foi aberto, na noite desta quinta-feira (24), o V Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). A solenidade contou com a presença do governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, do senador Blairo Maggi (PR-MT), dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, Jorge Mussi e Paulo Gallotti, além de presidentes das Associações representativas da Magistratura e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Representantes da Amaerj participaram do evento.
Quinta edição do Enaje foi aberta ontem à noite em Santa Catarina | Foto: Ricardo Pereira
Em seu discurso, o presidente da AMB, Nelson Calandra, manifestou a grandiosidade do evento e sua importância em face do engrandecimento e do reconhecimento do Magistrado como Garantidor da Democracia, conforme o tema central do encontro. “Desejo que esse encontro possa produzir bons frutos para o povo brasileiro. Nossas lutas são intensas, como o trabalho pela recomposição do subsídio, a independência para a Magistratura e a manutenção da vitaliciedade. Somos gratos a todos vocês que nos deram a honra de presidir a maior associação de Magistrados do mundo. Um bom encontro a todos”, disse.
Falando em nome do Senado brasileiro, Blairo Maggi (PR-MT) mencionou a honra em participar da abertura do V Enaje e deferiu seu respeito ao Judiciário. O parlamentar falou das tratativas acerca das Propostas de Emenda à Constituição em tramitação no Senado em favor da Magistratura e empenhou seu apoio à categoria. “Devemos, a todo custo, evitar que os casuísmos atentem a nossa democracia. Os Poderes devem ser harmônicos, mas, acima de tudo, independentes. É imperativo valorizar a Magistratura nacional”, pontuou.
V Enaje homenageia autoridades
Ministros, magistrados e autoridades do Executivo foram condecorados durante a solenidade de abertura do V Enaje. Foram homenageados o Ministro do STF, José Antonio Dias Toffoli, os Ministros do STJ Marco Aurélio Buzzi, Jorge Mussi, Paulo Gallotti e Hélio de Melo Mosimann, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Desembargador Cláudio Barreto Dutra, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Desembargador Eládio Torret, o Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, José Lucio Munhoz, o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior.
Fonte: AMB