Notícias | 05 de julho de 2013 15:16

Último fim de semana da Flip 2013 traz atrações nacionais e internacionais

A 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, Flip 2013, começou esta semana (3) e termina no próximo domingo, dia 7, na cidade histórica localizada na região de Mangaratiba. Neste ano, o homenageado é o romancista alagoano Graciliano Ramos (1892-1953). Durante este fim de semana ainda estão programadas dez mesas de debates, com a presença de 19 convidados.

FLIPINHA

Neste ano, o espaço voltado para as crianças conta com a presença do neto do homenageado, o escritor e roteirista Ricardo Ramos Filho, a cantora Adriana Calcanhotto e nomes como Meton Joffily, Jean-Claude Alphen e Stela Barbieri.

Assim como nos outros anos, atrações como contação de histórias, sucesso da meninada, e a produção de histórias, poesia e ilustração fazem parte da programação. Karen Accioly, atriz, dramaturga e teatróloga, e de Regina Machado, instrumentista e escritora, vão mexer com a imaginação da criançada.

FLIPZONA

Assim como aconteceu nos anos anteriores, a programação da FlipZona está conectada à programação principal da Flip. Entre os destaques do evento, está o poeta e escritor Paulo Scott, que vai apresentar recortes da sua produção, que inclui contos, romances e roteiros para cinema e teatro, o escritor Daniel Galera, a ilustradora Mariana Massarani e a escritora e editora Bia Hetzel.

Outro destaque da FlipZona deste ano é a mesa Grafite, Quadrinhos e Afins, que conta com a presença de Meton Joffily, animador e grafiteiro carioca, e de Eloar Guazelli, ilustrador e artista plástico.

INGRESSOS

As entradas só podem ser compradas em Paraty.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL: 

6 de julho – sábado
– 10h – Mesa 11: “Maus hábitos”, com Nicolas Behr e Zuca Sardan 
– 12h – Mesa 12: “Encontro com Eduardo Coutinho”, mediação Eduardo Escorel
– 15h – Mesa 13: “O espelho da história”, com Aleksandar Hemon e Laurent Binet; mediação de Ángel Gurría-Quintana 
– 17h15 – Mesa 14: “Os limites da prosa”, John Banville e Lydia Davis; mediação Samuel Titan Jr. 

7 de julho – domingo
– 11h – Mesa 16: “Graciliano Ramos: políticas da escrita”, com Wander Melo Miranda, Lourival Holanda e Erwin Torralbo Gimenez; mediação de José Luiz Passos
– 13h – Mesa 17: “Tragédias no microscópio”, com Daniel Galera e Jérôme Ferrari
– 15h – Mesa 18: “Literatura e revolução”, com Tamim Al Barghoutti e Mamede Mustafa Jarouche; mediação de Arthur Dapieve
– 17h – Mesa 19: “A arte do ensaio”, com Geoff Dyer e John Jeremiah Sullivan; mediação de Paulo Roberto Pires
– 18h45 – Mesa 20: “Livro de cabeceira – Convidados da Flip leem e comentam trechos de seus autores favoritos”; mediação de Liz Calder.

 

Fonte: Flip e Guia da Semana