Notícias | 06 de fevereiro de 2015 14:32

TV Globo entrevista presidente do TJ-RJ

O desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi entrevistado na manhã de hoje (6) no telejornal “Bom Dia Rio”, da TV Globo. Na ocasião, o magistrado falou sobre a valorização do Judiciário, a contratação de servidores, o incentivo à mediação e conciliação, o incidente entre dois magistrados ocorrido no Tribunal, e a prioridade à 1ª instância. “A demanda de processos tem crescido muito e supera as estruturas da 1ª instância. O juiz não tem estrutura nem de material, nem de pessoal para atender um crescimento extraordinário da demanda. Vamos reestruturar, até porque a 1ª instância é a vitrine do Judiciário”.

globobomdia

Entre as principais metas da gestão do magistrado será melhorar os juizados que promovem a mediação e conciliação. Ele lembrou que nos períodos de retração da economia, com a demissão de trabalhadores, a Justiça é ainda mais procurada para resolver os problemas consequentes do desemprego. Citou, até mesmo, situações geradas na área da saúde, principalmente a recusa de internação hospitalar pelos planos de seguro e pelo Estado. Disse que o Judiciário tem garantido o atendimento médico, inclusive determinando que os planos de saúde providenciem “home care”, quando é possível o tratamento do doente em sua própria casa, junto da família.

Sobre o incidente no Fórum Central, o desembargador disse que essa foi uma situação “atípica” e que haverá apuração com o rigor necessário. “Ainda bem que essa situação é atípica. Já está sendo apurado. Haverá apuração com garantia do direito de defesa, que é essencial para qualquer cidadão e os juízes também tem direito a defesa. Mas, com o rigor necessário para esse episódio, que causa estranheza e intranquilidade na população e que precisa ser esclarecido. Não pode acontecer”.

Assista aqui a íntegra da entrevista.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do G1 e TJ-RJ