AMAERJ | 08 de fevereiro de 2017 14:25

TV Band destaca que projeto da AMAERJ reduz filas de adoção

Sergio Ribeiro

O projeto “O Ideal é Real – Adoções Necessárias”, da AMAERJ, foi destaque no Jornal do Rio, da TV Band, na segunda-feira (6). A reportagem exibiu entrevistas com o juiz Sérgio Ribeiro (Direitos Humanos e Proteção Integral) e com os pais da recém-adotada Alice, de 1 ano e 2 meses, que nasceu com microcefalia.

Lançado em janeiro pela AMAERJ com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj (Assembleia Legislativa) e da AMB, o projeto pretende mudar o perfil das adoções no país. De acordo com a reportagem, o projeto pode reduzir as filas de espera em quase 20%.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 7 mil crianças estão habilitadas para adoção no Brasil. O número de pessoas na fila para adotar é de 35 mil, cinco vezes mais. Mesmo assim, a conta não fecha. A maioria das pessoas habilitadas para adoção deseja o mesmo perfil de criança: bebês brancos saudáveis e sem irmãos.

Casados há nove anos e cansados da fila de espera, Luciana e Thiago aceitaram conhecer a menina Alice. Foi paixão à primeira vista. “Foi um encontro quase espiritual, quando vi, pensei: ‘ela é a minha filha’”, disse Luciana.

“O Ideal é Real – Adoções Necessárias” tem como objetivo estimular as adoções de crianças que não fazem parte o grupo preferencial. “Esse projeto é uma chance, mais do que para as crianças, para os próprios adotantes. Todas as pessoas, que mudaram de perfil e acabaram adotando, dizem: ‘Poxa, como eu perdi tempo’”, contou o juiz Sérgio Ribeiro.