AMAERJ | 18 de maio de 2023 15:42

Turma Recursal Simulada recebe estudantes de Santo Antônio de Pádua

Onze estudantes da Faculdade de Direito de Santo Antônio de Pádua (Fasap), município no Noroeste Fluminense, participaram nesta quinta-feira (18) da Turma Recursal Simulada. Realizado de forma virtual, o programa é organizado pela AMAERJ e pela Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, saudou os magistrados e os estudantes antes do início da sessão simulada. 

“É com muita alegria que a AMAERJ retoma este projeto junto à Cojes, presidida pela desembargadora Maria Helena [Pinto Machado]”. A presidente ressaltou que a iniciativa dá aos estudantes a oportunidade de “efetivamente participar de uma sessão de Turma Recursal”.

A presidente da Cojes disse ser um “grande prazer” receber os estudantes no projeto.  “Sejam bem vindos, sucesso e aprendam bastante”, disse.

Participaram desta edição da Turma Recursal Simulada os juízes Paloma Rocha, Rodrigo Faria e Eric Scapim, que presidiu a sessão. 

A professora Carina Abreu, da Fasap, destacou a oportunidade de os estudantes participarem da sessão simulada. “Nossos alunos tiveram a possibilidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos, além de técnicas para defesa de seus ‘clientes’. É a segunda vez que a Fasap participa da Turma Recursal Simulada. Neste ano, tivemos alunos do 1º ao 9º período, todos empenhados em dar o seu melhor. Com certeza, foi uma rica oportunidade para os alunos da Fasap.”

Para Nicolas Saraiva Fuly, aluna do 7º período de Direito, foi “um prazer participar da Turma Recursal Simulada”.

“Já havia participado de uma no início do Curso de Direito, em 2021, auge da pandemia . Em um momento de incertezas, o evento acendeu a chama da convicção que precisava para seguir no sonho de lutar pelos direitos das pessoas. Depois, quando comecei a estagiar na Defensoria Pública de Itaocara, esta aspiração cresceu e se concretizou ao poder auxiliar os hipossuficientes. Neste ínterim, a Turma Recursal Simulada plantou a semente e a sociedade está a colher os frutos. Portanto, agradeço à Fasap e à colenda Turma Recursal pelas oportunidades ofertadas”, disse Fuly.

Criado em 2012, o projeto tem como objetivo aproximar a sociedade do Poder Judiciário. A sessão simulada oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar a experiência forense, além de colocar em prática o conhecimento teórico e as técnicas de retórica, persuasão, adequação do fato à norma, postulação em juízo e sustentação oral.

Os alunos são selecionados pelas universidades interessadas e recebem, com antecedência, processos já concluídos – sem os nomes verdadeiros das partes – e defendem seus “clientes”, atuando como advogados. Em seguida, os magistrados julgam os casos, com a análise da melhor postulação e fundamentação jurídica.

Leia também: Anamages empossa juiz aposentado para representar a Justiça do Rio
CNJ nomeia membros de Comitê Gestor de Segurança da Justiça
Desembargadora lança livro sobre o papel do ‘denunciante do bem’