AMAERJ | 07 de outubro de 2021 17:08

Turma Recursal simula sessão com magistrados e estudantes de Direito

Oito alunos da Faculdade Univértix de Três Rios participaram, nesta quinta-feira (7), da terceira edição virtual da Turma Recursal Simulada. O projeto da AMAERJ e da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), reúne universitários para a prática de sustentações orais a partir de processos reais dos Juizados Especiais Cíveis.

Na terceira simulação desde o retorno do projeto, os casos foram julgados pelos juízes Elen Barbosa, Keyla Blank de Cnop e Eric Scapim, presidente da sessão. O magistrado Luiz Fernando Souza Filho, professor da universidade, acompanhou o evento.

Scapim disse que a Turma Simulada aproxima o Judiciário dos alunos. “Cria um vínculo de acolhimento e aprendizado de todos os participantes, inclusive por parte dos juízes. Ainda, possibilita-se que os alunos e alunas participantes possam visualizar o que vão encontrar futuramente após a graduação, contribuindo com a formação enquanto profissionais do Direito pelo encontro da teoria com a prática”, disse.

O magistrado complementa expressando seu sentimento como juiz e educador. “Particularmente, como professor gosto muito desse contato com os alunos. Nos dá mais ânimo e renova as nossas energias. É muito prazeroso participar desse projeto da AMAERJ. Parabéns pela retomada do projeto!”

A juíza Elen Barbosa agradeceu a oportunidade de participar do projeto. “Meu sentimento é de gratidão por poder compartilhar dessa experiência tão enriquecedora com colegas tão dedicados e que fazem a diferença”, disse.

Elen Barbosa destacou a importância do projeto para os futuros operadores do Direito.

“A iniciativa é de extrema importância e contribui para a formação dos estudantes, reunindo a prática com a doutrina. No dia a dia, percebemos que os novos operadores do Direito têm muito conhecimento teórico, mas são inseguros e não sabem efetivamente como aplicar tudo o que aprenderam. A prática trazida pela AMAERJ ajuda na solução desse problema trazendo segurança e conhecimento prático aos alunos”, afirmou a juíza.

Professor da Univértix, Luiz Fernando Souza Filho conta como foi observar seus alunos na Turma Recursal Simulada.

“O sentimento é de profundo orgulho e admiração. Eles se dedicaram, estudaram e se prepararam para esse dia. Os estudantes debateram comigo em sala de aula. Todos eles são pessoas que estão passando por isso pela primeira vez, então é natural que haja nervosismo e insegurança. Para mim foi uma grata participação de todos, fiquei muito orgulhoso dos meus alunos. Todos conseguiram chegar até ali e se expuseram para os juízes da Turma Recursal, sustentando suas ideias e teses.”

Antes presencial, o projeto foi interrompido em março de 2020 em razão da pandemia. O restabelecimento do programa foi objeto de requerimento do presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, à presidente da Cojes, desembargadora Maria Helena Machado.

Criado em 2012, o projeto tem o objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. A sessão simulada oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar a experiência forense, além de colocar em prática o conhecimento teórico e as técnicas de retórica, persuasão, adequação do fato à norma, postulação em juízo e sustentação oral.

Os alunos são selecionados pelas universidades interessadas e recebem, com antecedência, processos já concluídos – sem os nomes verdadeiros das partes – e defendem seus “clientes”, atuando como advogados. Em seguida, os magistrados julgam os casos, com a análise da melhor postulação e fundamentação jurídica.