Em sua última sessão do Órgão Especial como presidente do TJ-RJ, nesta segunda-feira (28), o desembargador Milton Fernandes foi parabenizado pelos integrantes do colegiado. Ao agradecer as homenagens, ele ressaltou o trabalho conjunto do Judiciário fluminense.
“O sucesso, se é que tivemos algum sucesso, não se deve só a mim, mas ao Órgão Especial e a todo o Tribunal, que trabalhou com muita harmonia. Nos unimos para que pudéssemos enfrentar a maior crise que o Estado passou, seja financeira, ética e moral. O Tribunal de Justiça passou por essa crise hígido e saudável”, afirmou.
Presidente do TJ-RJ no biênio 2017-2018, Fernandes destacou o resultado do esforço no setor econômico da Corte.
“Vamos deixar um Tribunal financeiramente bastante saudável, uma casa organizada. Permanecerei no Tribunal ainda por algum tempo e agradeço de coração a todos os membros do Órgão Especial. Desde o primeiro momento em que falei sobre contingenciamento de cargos, não houve sequer um pestanejo, foi tudo aprovado. Se conseguimos realizar alguma coisa foi com o apoio do Tribunal, sobretudo do Órgão Especial”, disse.
Leia também: Órgão Especial realiza remoção e promoção de 16 juízes
Nova administração do Tribunal do Rio será empossada em fevereiro
Renata Gil visita Comissão de Qualidade do TJ-RJ em última reunião
O desembargador Nagib Slaibi Filho fez um discurso de agradecimento ao presidente do TJ-RJ. Ele afirmou que magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público e da Defensoria são unânimes em “proclamar a transparência, o dinamismo, o exemplo de cordialidade e de legalidade que transcende da atuação de Milton Fernandes de Souza como chefe do Poder Judiciário do Estado”.
“Vossa Excelência agiu como magistrado, lutou pela Justiça, afirmou os princípios do Direito, conduziu a nau da Justiça estadual com o descortínio de estadista, a coragem do guerreiro e a tranquilidade e a segurança que somente assistem aos que atuam pelo bem comum”, afirmou Slaibi Filho.
Os desembargadores Antonio Eduardo Duarte e Nildson Araújo também parabenizaram Milton Fernandes. “Destaco a sua forma de conduzir, fraterna, simples, sem prejuízo da firmeza. Tudo isso merece o meu reconhecimento. Vossa Excelência trafegou com tranquilidade, pacificadoramente em busca das soluções. Agradeço muito por esse exemplo de conduta”, disse Nildson Araújo.
Milton Fernandes deixará a presidência do Tribunal na segunda-feira (4). O novo presidente será o desembargador Claudio de Mello Tavares, atual corregedor-geral da Justiça.