Destaques da Home | 25 de outubro de 2017 16:28

‘Voltar ao Tribunal do Júri é uma paixão’, diz juíza Anna Fernandes

 

A partir de novembro, o Tribunal do Júri de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, terá uma nova presidente. A juíza Anna Christina da Silveira Fernandes, há dois anos à frente da 1ª Vara Criminal da cidade, assume a vaga em 31 de outubro. Ela conta que a paixão pelo Tribunal do Júri vem desde quando era estagiária e “escapava” para assistir aos debates e ver as provas técnicas. Como magistrada, foram mais de 10 anos em Tribunais do Júri de Itaperuna, Duque de Caxias e Vassouras até chegar à Vara Criminal.
 
“Voltar ao Tribunal do Júri é uma paixão e estou muito feliz. Considero uma forma de aprendizado e conhecimento da natureza humana. Isso que me encanta. Pretendo prestar o melhor serviço por alguns bons anos, em Nova Iguaçu”, conta a juíza.
 
Para a magistrada, o principal papel da presidência do Tribunal do Júri é conscientizar os jurisdicionados sobre a importância da participação da sociedade nos julgamentos. Ela considera que essa interação é uma forma de o juiz se aproximar da população, não apenas dos jurados, mas também de quem acompanha o processo. 
 
“Essa proximidade é essencial. Nova Iguaçu tem uma particularidade por ser uma cidade grande com características de interior, mas com índices trágicos de homicídios. Quero realizar os julgamentos, prestar jurisdição e dar uma resposta rápida para a sociedade em qualquer caso, seja pela condenação ou absolvição. O estado precisa dar uma resposta rápida para a sociedade e essa é minha prioridade”, afirma a juíza Anna Christina.