Dois promotores de Justiça e dois advogados tomarão posse como desembargadores em 27 de janeiro. Ingressarão no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Juan Luiz Souza Vazquez e Guilherme Braga Peña de Moraes, oriundos do Ministério Público, e Carlos Alberto Menezes Direito Filho e Fernando Marques de Campos Cabral Filho, advindos da Ordem dos Advogados do Brasil.
A solenidade acontecerá às 15h no Plenário Ministro Waldemar Zveiter (Rua Dom Manuel, s/n, 10° andar, Centro do Rio).
Os futuros magistrados foram nomeados pelo governador Cláudio Castro em 16 de dezembro, a partir das listas tríplices formadas pelo Tribunal Pleno do TJ-RJ.
As quatro vagas são decorrentes da Lei nº 10.515/2024, que criou 20 novos cargos de desembargador. Em 19 de dezembro, 17 magistrados de carreira foram empossados desembargadores.
Confira abaixo as trajetórias dos futuros magistrados:
Juan Luiz Souza Vazquez
O promotor Juan Luiz Souza Vazquez integra o Ministério Público desde 2003. É doutor em Direito Mercantil pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Universidade Candido Mendes e especialista em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona Direito Empresarial como professor convidado da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ).
Guilherme Braga Peña de Moraes
Membro do MP-RJ desde 2001, o promotor Guilherme Braga Peña de Moraes formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP e pós-doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Fordham (Nova York – EUA). É professor adjunto da UFF.
Carlos Alberto Menezes Direito Filho
O advogado Carlos Alberto Menezes Direito Filho é graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes (1994), pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio. Integrou o Conselho da Seccional do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e, atualmente, presidia o Tribunal de Ética e Disciplina. É filho do ex-ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito (1942-2009) e irmão do desembargador do TJ-RJ Carlos Gustavo Vianna Direito.
Fernando Marques de Campos Cabral Filho
Graduado em Direito pela Universidade Estácio, o advogado Fernando Marques de Campos Cabral Filho tem pós-graduação em Litígio pela FGV. Vice-diretor geral da Escola de Advocacia (ESA) da OAB-RJ e professor dos cursos de pós-graduação em Direito Processual Civil e Gestão Processual do Ibmec. Integra o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) desde 2023, na classe jurista. É filho do desembargador aposentado Fernando Marques de Campos Cabral, que presidiu a AMAERJ de 1998 a 1999.
Leia também: Em plenário lotado, 17 desembargadores tomam posse no Tribunal de Justiça
AMAERJ parabeniza magistrados do 10º Concurso pelos 34 anos da posse
Presidente Eunice Haddad prestigia posse da nova Diretoria da AMAGIS