Nesta quinta-feira (29), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) instalou três novas Varas Cíveis na Zona Oeste da capital. Foram inauguradas a 3ª, a 5ª e a 8ª Varas Cíveis dos Fóruns Regionais de Santa Cruz, Bangu e Campo Grande, respectivamente. Os juízes Marcelo Alberto Chaves Villas, Flávio Quaresma e Érica Batista representaram a AMAERJ nas cerimônias.
O juiz José Cláudio de Macedo Fernandes, auxiliar da Presidência do Tribunal, discursou nas solenidades representando o Judiciário fluminense. “Essas novas Varas representam não apenas a política do Tribunal de Justiça voltada para o primeiro grau de jurisdição, mas também voltada para o jurisdicionado mais carente, em regiões que possuem densidade populacional grande e precisam da Justiça, que deve estar próxima da população”, disse o magistrado.
Para o juiz Rodrigo Moreira Alves, também auxiliar da Presidência, as instalações “são motivo de muito orgulho e alegria”. “Acompanhei de perto desde o início dos estudos da COMAQ esse processo de transformação das Varas. Foi um processo bem técnico de avaliação de distribuição que resultou na solução dos problemas de demandas da região”, declarou.
Representando a Corregedoria Geral da Justiça, a juíza auxiliar Simone de Araújo Rolim, afirmou, em Campo Grande, que a nova instalação trará grandes benefícios para a prestação jurisdicional. “Nessas regiões, as Varas Cíveis demandavam cargas de trabalho grandes sobre os envolvidos em seu trabalho diário. Acreditamos que essa iniciativa da Presidência e da COMAQ, com apoio da Corregedoria, será de grande valia a todos nós”, afirmou.
Titular da 1ª Vara de Família de Santa Cruz, o juiz Eduardo Marques parabenizou a iniciativa. “Agradeço pela visão que tem o Poder Judiciário como um todo, especialmente a atenção dada hoje a este Fórum mais distante da capital, geograficamente falando, diante da necessidade que tínhamos da instalação de mais uma Vara Cível em decorrência do crescimento populacional deste bairro”, agradeceu o magistrado.
Em Bangu, o juiz Flávio Quaresma, diretor do Fórum Regional, ressaltou que este era um pedido antigo na região. “Com muito prazer os juízes recebem a instalação dessa Vara, que era um pleito muito antigo, com uma demanda muito grande nos últimos anos”, frisou.
Prestigiaram as solenidades os juízes Monique Abreu David, da 3ª Vara Cível de Santa Cruz, Márcia Andrea Rodriguez Lema, diretora do Fórum de Campo Grande, Paula Regina Adorno Cossa, da 8ª Vara Cível de Campo Grande, e João Paulo Knaack Capanema de Souza, da 5ª Vara Cível de Bangu.
Fotos: Brunno Dantas/TJ-RJ
Leia também: Tribunal instala 4ª Vara Cível do Fórum Regional de Alcântara
AMAERJ participa de inaugurações em homenagem ao centenário do desembargador Jorge Fernando Loretti
Associação celebrará os aniversariantes do quadrimestre na próxima segunda-feira