Localizada ao lado do Fórum Central, a Praça da Justiça foi inaugurada nesta sexta-feira (8), Dia da Justiça, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e pela Prefeitura do Rio. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve no evento, que contou com a participação de magistrados do TJ-RJ.
A Praça da Justiça fica na antiga área de estacionamento de veículos da Avenida Erasmo Braga, em frente à sede da Escola da Magistratura (EMERJ) e próxima ao Museu da Justiça.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ressaltou que a importância do local. “Essa praça não é do Tribunal, da Prefeitura, do Estado, essa praça é do povo, que merece justiça séria, digna e eficiente. Eu pedi ao prefeito Eduardo Paes que nominasse a praça em homenagem à Justiça fluminense. O objetivo do nome é para que a população desta cidade lembre-se que sempre terá o Poder Judiciário fluminense ao seu lado para a garantia dos seus direitos, da sua liberdade e para a manutenção do Estado Democrático de Direito”, disse.
O chefe de gabinete da Prefeitura do Rio, Fernando Dionísio, representou o prefeito na inauguração. “Esse pleito feito pelo presidente Ricardo é muito importante para a cidade, que renova a área para o uso da população e dos usuários do fórum. A lei com o nome Praça da Justiça já foi aprovada pela Câmara Municipal e o decreto editado pelo prefeito.”
Entre os magistrados presentes estavam as juízas Renata Gil, presidente da AMAERJ de 2016 a 2019 e auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, e Marcia Succi, 1ª tesoureira da AMAERJ.
Leia também: Cerimônia de posse da Diretoria da AMAERJ será em 5 de fevereiro
Desembargadores e juízes do TJ-RJ recebem a Ordem do Mérito Judiciário do TRT
Posse dos novos presidente e vice do TRE-RJ será no dia 15, na ABL