Notícias | 16 de janeiro de 2015 14:05

Tribunal de Justiça do Rio empossa 36 novos juízes

A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, empossou ontem (15) os 36 novos juízes aprovados no XLVI Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura fluminense. O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, participou da solenidade, realizada no Tribunal Pleno, e entregou o pin da Associação aos novos magistrados, ao lado do presidente eleito do Tribunal, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e do presidente da comissão organizadora do Concurso, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz. Em seu discurso, o juiz Rossidélio destacou a importância daquele momento. “É um dia de alegria, de festa, de realizações para cada um de vocês e seus familiares. Vejo daqui vários desembargadores e juízes, que antecederam vocês, e todos trazem na memória esse dia da posse, como juiz substituto do Estado do Rio de Janeiro. A magistratura é a mais bela das carreiras jurídicas e o fortalecimento e a valorização da magistratura só se faz através da união de todos nós, de todos os juízes, sejam trabalhistas, federais e estaduais. Temos certeza de que vocês chegam para compor esse quadro de união e de valorização da nossa magistratura. Parabéns a todos”.

posse tj

A desembargadora  Leila Mariano lembrou que esta foi a terceira posse de novos magistrados que realizou desde 2013 e que este foi um dos focos da sua gestão que termina no fim deste mês. “Os senhores ingressam num momento em que dar conta da judicialização massiva é o maior desafio deste Tribunal de Justiça”, afirmou a presidente que ressaltou, ainda, a necessidade de formação multidisciplinar dos juízes. “Atuamos no processo e fora dele também. Precisamos saber das consequências de nossas decisões e complementarmos nossos conhecimentos com matérias humanísticas. Os senhores têm um longo caminho pela frente. Felicidades, muito empenho e sucesso é o que eu desejo a todos”.

Posse (4)

A presidente destacou a lisura e transparência com a qual o concurso foi realizado e o quanto a magistratura fluminense é atrativa entre os operadores do Direito em todo o país: “Hoje, entre os aprovados, vejo que temos 22 novos juízes do Rio de Janeiro, sendo que os demais são de outros estados do Brasil. Seis já eram juízes de direito, alguns promotores, servidores públicos e um delegado da polícia civil. Isso comprova a posição de vanguarda do nosso Tribunal”.

Posse (5)

Representando os empossados, o juiz Newton Mendes de Aragão Filho cumprimentou e saudou seus colegas pela conquista lembrando as dificuldades, conflitos e desconfianças que enfrentaram na trajetória do concurso. “Hoje é um dia mais do que especial. Passa um filme nas nossas cabeças e a cena final é exatamente essa, o momento da posse. Agora, devemos estar prontos e de portas abertas para atender a sociedade e fazer crescente a confiança da população no Judiciário”, declarou o magistrado, que agradeceu, ainda, a familiares e amigos.

Dois irmãos

O XLVI Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro teve 6.328 inscritos. A primeira fase ocorreu em 01 de junho de 2014 com a prova objetiva, na qual foram aprovados 342 candidatos. Da segunda etapa, com provas escritas, restaram 68 habilitados para as provas de sentença cível e penal. Trinta e sete foram para as provas orais, dos quais 36 foram aprovados como Juízes Substitutos. Dentre os quais, dois irmãos: Amanda Azevedo Ribeiro Alves e Rafael Azevedo Ribeiro Alves.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ