AMAERJ | 01 de outubro de 2025 13:30

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem 30 novos juízes

Novos juízes com o desembargador Ricardo Couto, presidente do TJ-RJ, e a juíza Rita Vergette, diretora-adjunta da AMAERJ

Aprovados no 50º Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira, 30 novos magistrados foram empossados no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (1º), em cerimônia que lotou o Plenário Ministro Waldemar Zveiter. A juíza Rita Vergette, diretora-adjunta da AMAERJ, representou a Associação na solenidade e entregou aos novos colegas o pin da AMAERJ.

A turma do 50º Concurso é formada por 18 homens e 12 mulheres, advindos de sete Estados da Federação: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Paraná e Pernambuco.

Juíza Rita Vergette entregou aos novos juízes o pin da AMAERJ

Ao discursar, o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Couto, parabenizou os recém-empossados e ressaltou que o Poder Judiciário exerce papel fundamental na sociedade, sobretudo em cenários de guerra e conflito. “O Judiciário se coloca firme no movimento pela democracia e, ao se portar com firmeza, vem cumprindo sua missão. Estamos aqui, hoje, em uma posse representativa deste Poder, que simboliza o ideal de liberdade e a força pela democracia e pelos direitos”, afirmou.

O magistrado enfatizou as qualidades que devem acompanhar a trajetória dos novos juízes. “Prestar atenção, analisar e atuar com eficiência, seriedade e discrição: é o que nós esperamos de vocês que, hoje, ingressam na Magistratura”, concluiu.

Presidente do Tribunal deu as boas-vindas aos magistrados

Ao discursar em nome dos novos magistrados, o juiz João Zacharias de Sá agradeceu o apoio dos familiares e amigos, e disse que o criterioso processo seletivo do Concurso resultou em uma turma qualificada, com 30 pessoas que carregam trajetórias singulares.

“Hoje unimos nossas histórias sob o mesmo propósito: sermos instrumentos de paz, de equilíbrio e de esperança. Que esta toga nunca seja símbolo de poder, mas de serviço. Não de distância, mas de empatia. Que sejamos juízes não apenas na letra fria da lei, mas na transformação da realidade social. A magistratura simboliza a concretização da justiça em sua forma mais nobre”, disse.

O novo magistrado reforçou a importância de manter, no exercício da judicatura, a humildade e o olhar atento aos grupos marginalizados. “Não esqueçamos de permanecer conscientes de que somos, antes de tudo, servidores do povo. Nosso compromisso é com uma Justiça sensível às desigualdades, atentas às minorias e aos grupos vulneráveis e invisíveis, historicamente estigmatizados no nosso país – são eles que mais necessitam de uma Justiça inclusiva e humana. Cabe a nós combater toda forma de discriminação.”

Primeiro colocado do concurso, juiz João Zacharias de Sá, discursou em nome da turma

O certame recebeu 3.278 inscritos, dos quais menos de 1% foram aprovados.

Também compuseram a mesa de autoridades da cerimônia os desembargadores Luiz Zveiter, presidente do TJ-RJ no biênio 2009-2010 e decano da Corte; Claudio Brandão, corregedor-geral de Justiça; Maria Angélica Guedes, 2ª vice-presidente do TJ-RJ; Cláudio dell’Orto, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ); e Denise Nicoll, presidente da Mútua dos Magistrados.

Confira a lista dos novos juízes:

André Gustavo de Araújo Beltrão
Bárbara Silva de Oliveira Aneth
Beatriz Martins Kieling Cardona Pereira
Diogo Imenes Luiz
Erica do Amaral Matos
Gabriel Ferreira de Barros Santos
Gabriel Ferreira Ribeiro Gomes
João Zacharias de Sá
Julia Lattouf de Almeida
Laura de Pádua Gripp
Leonardo Cardoso do Nascimento
Leticia Moraes Assis
Luiz Henrique da Silva Carvalho
Marcelo Brito da Costa Honorato Santos
Marco Antonio Bution Perin
Maria Livia Custódio Rangel
Maria Luiza Sinotti Campolina
Matheus Marum Barbosa Baptista
Mirian Aninger Murad
Nilo Pinheiro de Oliveira
Otavio Hueb Festa
Pedro Henrique de Abreu
Priscila Pavani
Priscilla Agatha de França Viana
Rodrigo Mello Rangel
Victor Folieni Pereira
Victoria Telles Padrão
Vinicius Costa Conti
Vinicius dos Angeles Nascimento
Vitor Calil Lustoza Leão

Leia também: Presidente Eunice Haddad participa de reunião com o ministro Edson Fachin
AMAERJ sediará lançamento de livro escrito por magistrada da Justiça Militar da União
Seminário sobre 30 anos dos Juizados Especiais reunirá ministros e magistrados do TJ-RJ