Brasil | 25 de julho de 2018 16:20

Tribunais lançam pesquisa sobre metas do CNJ para 2019

Em atendimento à resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os tribunais estaduais lançaram pesquisa sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2019. A consulta é aberta a todos, até 1º de agosto. Os resultados serão analisados em cada Estado e encaminhados ao CNJ, que avaliará as propostas apresentadas. Participe aqui.

De acordo com o juiz-auxiliar da Presidência do TJ-RJ, Gilberto Abdelhay Júnior, o objetivo é estimular o envolvimento e entender as prioridades dos operadores do Direito e da população para o Poder Judiciário. “É uma iniciativa que está adequada ao princípio democrático, de uma gestão participativa. Contamos com a colaboração de todos no sentido de entrar e participar, pois é a primeira vez que estamos trabalhando desta forma”, disse.

Leia também: Novo CPC é tema de seminário e livros em homenagem ao ministro Fux
Como pensa Dias Toffoli, o futuro presidente do Supremo
‘Com a readequação do Fórum Central, todos têm um ambiente condigno’, diz Rubioli

A pesquisa é promovida pela Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual. “Podemos estar focados em uma meta que é muito ligada ao tribunal perante à sociedade, mas para a sociedade pode haver metas consideradas igualmente importantes. Quando fazemos a pesquisa de participação, conseguimos entender qual a percepção da família jurídica em relação às necessidades da população”, afirmou Abdelhay.

A iniciativa atende ao disposto na Resolução CNJ nº 221 de 2016, que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça.

Fonte: TJ-RJ