AMAERJ | 13 de outubro de 2025 16:37

Magistrados do TJ-RJ são eleitos para o Tribunal Regional Eleitoral

Desembargador Fernando Cerqueira Chagas e as juízas Alessandra Bilac, Juliana Lamar, Ane Cristine Scheele, Sylvia Hausen e Eunice Haddad

O desembargador Fernando Cerqueira Chagas e a juíza Ane Cristine Scheele Santos integrarão o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Os magistrados foram escolhidos pelos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) na sessão do Tribunal Pleno desta segunda-feira (13). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, acompanhou as votações no plenário e parabenizou os eleitos.

Eleito membro titular, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas recebeu 119 votos contra 66 da desembargadora Helda Lima Meireles. Cinco votos foram brancos ou nulos.

“Agradeço indistintamente às desembargadoras e aos desembargadores que participaram desta eleição e, muito afetuosamente, àquelas e àqueles que me honraram com seu voto. Quero cumprimentar a querida amiga Helda, que tem todos os méritos da campanha que fez”, disse o desembargador Fernando Cerqueira Chagas.

Desembargadores Katya Monnerat (presidente do Conselho da AMAERJ) e Fernando Cerqueira Chagas e a presidente Eunice Haddad

Para preencher a vaga de membro substituto, a juíza Ane Cristine Scheele Santos foi eleita com 127 votos. Os magistrados André Luiz Nicolitt e Marcelo Menaged receberam, respectivamente, 39 e 11 votos. Oito votos foram brancos ou nulos.

As vagas foram abertas em razão do término dos biênios do desembargador Peterson Barroso Simão (15 de dezembro de 2025), atual presidente do TRE, e do juiz Marcello de Sá Baptista (4 de maio de 2025).

Magistrados reunidos no Plenário Ministro Waldemar Zveiter

Na mesma sessão, o Tribunal Pleno formou duas listas tríplices para preencher vagas do TRE-RJ na classe jurista.

Para membro titular, na vaga da atual desembargadora Kátia Valverde Junqueira, foram escolhidos os advogados Pedro Henrique Di Masi Palheiro (129 votos no 1º escrutínio), Tathiana de Carvalho Costa (137 votos no 2º escrutínio) e Eduardo Ribeiro Moreira (94 votos no 4º escrutínio).

Integram a lista para membro substituto, na vaga da desembargadora Tathiana de Carvalho Costa, os advogados Diogo Tebet da Cruz (108 votos no 1º escrutínio), Monica Ziehfuss Hesketh (117 votos no 2º escrutínio) e Samara Ohanne Guimarães Vieira (86 votos no 4º escrutínio).

Durante a sessão, os desembargadores também aprovaram, por maioria de 172 votos, a minuta de Resolução que altera o Regimento Interno do TJ-RJ para dispor sobre a estrutura, competência e funcionamento dos Grupos de Câmaras.

Sessão do Tribunal Pleno
Desembargador Fernando Cerqueira Chagas
Desembargador Fernando Cerqueira Chagas e magistradas do TJ-RJ

Fernando Cerqueira Chagas com os desembargadores Claudio Brandão (corregedor-geral da Justiça) e Cláudio Mello Tavares (vice-presidente do TRE-RJ)

Juízas Eunice Haddad Ane Cristine Scheele, Sylvia Hausen e Juliana Lamar

Fernando Cerqueira Chagas com o presidente do TJ, desembargador Ricardo Couto, e a esposa, juíza Juliana Lamar

Desembargador Ricardo Alberto Pereira (1º vice-presidente da AMAERJ) e presidente Eunice Haddad; Fernando Cerqueira discursa após o anúncio do resultado

Leia também: Ministros definem Juizados Especiais do TJ-RJ como referência, em seminário com a presença da AMAERJ
Desembargadores Thiago Ribas e Sérgio Cavalieri são homenageados no TJ-RJ
Dirigentes da AMAERJ se reúnem com juízes da 5ª Regional em Nova Friburgo