Judiciário na Mídia Hoje | 03 de outubro de 2022 14:43

TRE-RJ quer evitar grandes filas no 2º turno

*Valor

Desembargador Elton Leme | Foto: Diego Carvalho

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Elton Leme, afirmou nesta manhã que o tribunal fará reunião para avaliar detalhadamente como ocorreu o primeiro turno — para assim corrigir erros em prol de segundo turno no Estado, na disputa presidencial.

“Teria sido impecável [eleições no Rio] não fossem as filas”, afirmou. Leme deu as declarações em entrevista nesta manhã ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

O desembargador comentou as enormes filas em várias seções eleitorais ontem, nas eleições, no Estado do Rio. Ontem, o TRE-RJ informou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liderou iniciativa para cadastramento da biometria digital de eleitores em todo o país, seguida pelos tribunais regionais eleitorais de cada Estado.

Pelo Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), os tribunais regionais importam informações biométricas de órgãos externos de identificação civil para tentar aproveitar as biometrias registradas nesses órgãos. Assim ontem, domingo (2), parte dos eleitores fez a validação dessas biometrias importadas – o que ajudou a causar filas, admitiu Leme.

No entanto, o desembargador ponderou que não foi somente a biometria a responsável por filas nas seções, no Estado. O presidente do TRE-RJ afirmou que muitos eleitores esqueceram de escrever uma “cola” com número de candidatos, que eram cinco: presidente, governador, senador, deputado estadual, deputado federal, na ordem da votação na urna. Isso, na prática, demanda mais tempo na urna para votar, notou ele.

“Todos esses fatores podem e devem ser corrigidos no segundo turno”, afirmou. “Vamos fazer reunião para avaliar o que precisa ser melhorado, precisamos melhorar essa dinâmica das filas.”

O presidente do TRE-RJ também informou intenção de aprimorar treinamento de mesários, para o segundo turno da disputa presidencial, no Estado, marcado para fim de outubro.

Leia também: Confira os trabalhos acadêmicos finalistas do AMAERJ Patrícia Acioli
Desembargador Wagner Cinelli receberá a Medalha Tiradentes na quinta-feira (6)
Alunos de escolas públicas recebem prêmios do projeto ‘O Juiz do Futuro’