Destaques da Home | 06 de fevereiro de 2018 11:22

TRE designa 13 novos juízes para zonas eleitorais no Estado do Rio

Foto: TRE-RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (5), o edital (04/2017) que designou os juízes titulares para 13 zonas eleitorais que se encontravam vagas (seis na capital e sete no interior). Os magistrados terão mandato de dois anos.

A escolha dos novos magistrados teve como critério objetivo a antiguidade, com preferência para o juiz que nunca foi titular de uma zona eleitoral no Estado.

Juízes designados:

1. Ana Helena Da Silva Rodrigues – 154ª ZE (Belford Roxo)
2. Ana Luiza Menezes de Abreu – 216ª ZE (Méier)
3. Ana Paula Azevedo Gomes – 120ª ZE (Campo Grande)
4. Claudia Pomarico Ribeiro – 150ª ZE (Mesquita)
5. Cristiano Gonçalves Pereira – 122ª ZE (Campo Grande)
6. Fábio Marques Brandão – 234ª ZE (Realengo)
7. Glória Heloíza Lima da Silva – 22ª ZE (Irajá)
8. Guilherme Grandmasson Ferreira Chaves -225ª ZE (Seropédica)
9. Isabel Cristina Daher da Rocha – 49ª ZE (Cachoeiras de Macacu)
10. Leise Rodrigues de Lima Espírito Santo – 192ª ZE (Ilha do Governador)
11. Maria Elizabeth Figueira Braz – 31ª ZE (Resende)
12. Octávio Chagas de Araújo Teixeira – 84ª ZE (Nova Iguaçu)
13. Priscila Abreu David – 221ª ZE (Nilópolis)

Propaganda eleitoral

O TRE-RJ promoveu, também nesta segunda-feira (5), a primeira de uma série de reuniões periódicas com representantes de partidos políticos para tratar da propaganda eleitoral no pleito deste ano.

“Esses encontros são uma oportunidade para que todos possam atuar conscientemente dentro das regras, num ano em que a fiscalização do TRE-RJ vai dar grande ênfase a ações contra abusos de poder político, econômico e religioso”, disse o presidente do Tribunal, Carlos Eduardo da Fonseca Passos.

Leia também: Ministro Fux toma posse no TSE nesta terça-feira
Órgão Especial vota remoção de juízes no dia 19
TJ instala em maio o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, Carlos Santos de Oliveira, também destacou que o diálogo é fundamental para que as eleições sejam limpas.

O coordenador da fiscalização da propaganda no estado, juiz Mauro Nicolau, ressaltou a importância de que os partidos atuem com “fair play” durante a campanha. “O que queremos é garantir que os candidatos sejam eleitos de forma legítima, e não através da força ou da coação. Que sejam nossos legítimos representantes, eleitos de forma limpa, ética. Sem pressões, sem armações”, afirmou o magistrado.

O juiz auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria, Rudi Lowenkron, também destacou a importância da participação dos partidos para a lisura das eleições. “Pedimos a ajuda dos senhores para que tenhamos um pleito limpo”, disse. Ainda estiveram presentes na reunião o desembargador Luiz Fernando Pinto e a diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ, desembargadora eleitoral Maria Aglaé Tedesco.

Durante o encontro, foram distribuídos formulários de cadastro aos representantes dos partidos, com o objetivo de facilitar a comunicação de eventuais irregularidades e notificações para estabelecer um canal de diálogo com as legendas.

Foto: TRE-RJ