*G1
Começa nesta sexta-feira (2) uma nova etapa de cadastramento biométrico obrigatório para eleitores do Rio de Janeiro. Neste novo ciclo, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) vai instalar postos de atendimento nos municípios em que não há cartório eleitoral.
Para o eleitor saber se precisa fazer a biometria, o TRE-RJ disponibilizou em seu site uma ferramenta de consulta. Segundo a Corte eleitoral, estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que já tiveram a biometria validada nas urnas nas eleições do ano passado, quando dados do Departamento de Trânsito do Rio foram importados para o cadastro da Justiça Eleitoral. Também estão dispensadas do cadastramento as pessoas que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral.
Os novos postos de atendimento serão abertos em Comendador Levy Gasparian, Macuco, Varre-Sai, Santa Maria Madalena, Laje do Muriaé, Carapebus, Magé e São João de Meriti.
Leia também: AMAERJ recebe dirigentes da associação dos oficiais de Justiça
Retrato de Motta Macedo será inaugurado na Sede Praiana da AMAERJ
Renata Gil convida para a solenidade de lançamento do Prêmio
Como explica o TRE, a biometria é a tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento da impressão digital. Isso dá mais segurança à identificação no momento da votação, realizada por meio de um leitor biométrico acoplado à urna eletrônica. O objetivo do sistema biométrico é dar segurança ao processo eleitoral e garantir que ninguém votará em seu lugar.
A coleta da biometria é realizada no ato de atendimento em cartório ou em um posto de atendimento da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve o cadastro das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada.
Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital na urna eletrônica.